Vicente Capela no top-5 em Espanha no Champions of the Future Academy

Columns: Races
Vicente Capela foi um dos principais protagonistas da segunda jornada dupla dos Champions of the Future Academy da categoria Mini 60cc, competição promovida pela RGMMC em parceria com a Fórmula 1 Academy. Na prova disputada este fim de semana no traçado espanhol de Valência, depois de ter sido sexto classificado no sábado, no domingo foi o terceiro mais rápido na qualificação e fechou o top-5, entre dezenas de pilotos oriundos de vários países.

Na segunda jornada dupla dos Champions of the Future Academy da categoria Mini 60cc – competição monomarca, cujos karts estão equipados com motores TM, chassis Parolin e pneus Vega fornecidos pela organização e destinado a pilotos dos 10 aos 12 anos –, Vicente Capela começou o primeiro dia de competição da segunda jornada dupla, no circuito espanhol de Valência, com o 11.º melhor tempo nos treinos cronometrados, sendo depois 14.º classificado (devido a uma penalização que lhe retirou o 9.º lugar) e 8.º posicionado nas duas mangas de qualificação. Assim, na soma dos dois resultados, o jovem piloto de Beja garantiu o 10.º lugar na grelha de partida para a Final, na qual foi um meritório sexto classificado, mas a discutir a quarta posição com o mexicano Juan Garciarce e com o australiano Oskar Hennock, numa corrida em que venceu o belga Bruno Priam.

No segundo dia de competição, Vicente Capela, de apenas 10 anos de idade, melhorou ainda mais a sua exibição, começando logo por ser o 3.º mais rápido nos treinos cronometrados, onde ficou a escassas 0,200s de conquistar a pole-position. Nas duas mangas de qualificação, o jovem piloto português obteve um 7.º e um 3.º lugar, mas a discutir a vitória com o italiano Lucas Palacio e com o belga Bruno Priam. Na Final, muito disputada, Vicente Capela rodou no terceiro lugar, mas acabou por garantir um excelente quinto lugar, entrando assim no top-5 da elite mundial, numa corrida em que voltou a vencer o belga Bruno Priam.

“No sábado, o motor do meu kart não tinha tanta saída, mas no sorteio de motores de domingo, tive mais sorte e contei com um motor mais competitivo. Estou muito satisfeito com os resultados obtidos e ainda mais motivado para as próximas provas desta competição bastante exigente e com pilotos de todo o mundo. Agradeço ao mecânico Adrian Vaz, por todo o empenho na preparação do kart que me permitiu alcançar estes bons resultados”, referiu Vicente Capela.

O Champions of the Future Academy é constituído por seis jornadas duplas, estando a próxima agendada para a pista italiana de Franciacorta (26 a 28 de julho). As restantes três jornadas duplas serão disputadas nos meses de outubro (4 a 6), novembro (15 a 17) e dezembro (2 a 4) nos Emirados Árabes Unidos.

Created by: fcairrao - 13/05/24

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter