Martim Meneses no top-10 da jornada inaugural do Troféu Academia de Karting FIA

Columns: Races
A primeira prova do Troféu Academia de Karting FIA 2024, disputou-se no passado fim de semana, na pista de Val D’Argenton, França, onde o madeirense Martim Meneses conquistou a 9ª posição na Final, depois de arrancar da 21ª posição.

O fim de semana começou com os treinos na sexta-feira, com pista seca, onde Martim Meneses se cotou como o mais rápido em pista. Depois, no sábado, com a chuva a marcar presença na sessão matinal de treinos livres, o jovem piloto madeirense continuou a cotar-se como o como um dos mais rápidos, assinando o melhor tempo em uma das suas séries. Infelizmente, por uma falha na escolha dos pneus obrigatórios para cada sessão, que aparentemente são iguais e apenas um código de barras os distingue, levou a que Martim Meneses se apresentasse à partida para a qualificação, com os pneus incorretos para aquela sessão, levando à desqualificação do piloto madeirense da mesma. A consequência foi partir de último, para todas as mangas de qualificação.
Chegado às mangas de qualificação disputadas no sábado e no domingo, destaque para as recuperações de grande nível protagonizadas por Martim Meneses, saindo sempre da última posição e chegando na última das mangas de qualificação a terminar em 5º, o que lhe permitiu somar 81 pontos, que lhe garantiram a 21ª posição da grelha na Final.
A Final, toda disputada com piso seco, foi muito competitiva, com vários pilotos a ficarem de fora, logo na segunda curva, mas Martim Meneses conseguiu passar incólume e conseguiu ir ganhando posições até chegar à 9ª posição da geral, um resultado muito meritório, se tivermos em conta todas as peripécias pelas quais passou. Ainda faltam duas provas, é nelas que tem de estar o foco a partir de agora.
Para Martim Meneses “o resultado foi positivo, mas poderia ter sido muito melhor, não tivesse sido o engano nos pneus, mas as corridas têm destas coisas”, começou por adiantar o jovem piloto, que referiu também que “apesar de partir sempre em último, consegui recuperar muitas posições nas mangas de qualificação, pois consegui andar sempre entre os mais rápidos. O mesmo aconteceu na Final, mas foi muito penalizante fazer uma prova de trás para a frente. Comecei bem, ganhei várias posições e felizmente consegui chegar à 9ª posição, que, não sendo o ideal, é um resultado positivo, pois ainda faltam mais duas provas.” O tetra Campeão Nacional de Karting não quis deixar de “agradecer o apoio da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, que tornou possível esta participação, bem como a todos os meus patrocinadores, familiares, amigos e fãs, por todo o seu apoio!”

Texto e foto fornecidos pela AKM – Associação de Karting da Madeira
 

Created by: fcairrao - 30/04/24

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter