Henrique Ventura Oliveira regressa às vitórias no CPK da X30 em Viana do Castelo

Columns: Races
Henrique Ventura Oliveira venceu, este domingo, na categoria X30 Sénior no fecho da segunda jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting Toyota, disputada no Kartódromo de Viana do Castelo, sob a organização do CAM. Com 23 pilotos em pista, Diogo Pinto e Pedro Cachada completaram o pódio, com Gabriel Caçoilo e Martim Meneses a fecharem o top-5.

Diogo Pinto, Margarida Furtado, Henrique Ventura Oliveira e Pedro Cachada no pódio da categoria X30

Por Filipe Cairrão
Fotos HelloFoto


Miguel Silva (Pantano) foi o mais rápido na sessão de treinos cronometrados, garantindo a pole-position (e um ponto extra) com a marca de 43,705s. Na manga de qualificação, Tomás Lemos (Birel ART) fez uma grande recuperação e conseguiu a vitória, logo na frente de Diogo Pinto (Maranello), Martim Meneses (CRG) e Gabriel Caçoilo (LN), os pilotos que completaram as duas primeiras linhas da grelha para a Final.

Henrique Ventura Oliveira

Na corrida decisiva, disputada em 18 voltas, Tomás Lemos cedeu a liderança a Diogo Pinto após o arranque e o piloto de Guimarães liderou as primeiras oito voltas. Contudo, Henrique Ventura Oliveira estava muito rápido e primeiro superou Pedro Cachada (Tonykart), fazendo depois o mesmo com Diogo Pinto, começando a construir a sua vitória com essas duas ultrapassagens. O piloto da Ericeira construiu depois uma importante vantagem que lhe deu o primeiro triunfo da temporada, aproximando-se do topo da tabela no CPK.
Diogo Pinto esteve mais forte este domingo e garantiu o 2.º lugar da Final, enquanto Pedro Cachada foi o único piloto da X30 a subir ao pódio duas vezes em Viana do Castelo, neste caso no 3.º posto (tinha sido 2.º no sábado).
Gabriel Caçoilo (LN), Martim Meneses e Santiago Alves (Parolin) encetaram uma emocionante batalha pelo 4.º lugar, favorável ao piloto de Aveiro, embora o 5.º lugar permita a Martim Meneses manter um avanço considerável no topo do campeonato.
Tomás Gomes (TBKart) foi desta vez o 7.º classificado, logo na frente do ex-campeão nacional Miguel Silva, que desceu a 8.º devido a uma penalização. Rafael Rajani (TBKart) protagonizou mais uma bela recuperação, subindo ao 9.º posto, com o madeirense João Dinis (CRG) a fechar o top 10. Margarida Furtado voltou a ser a única concorrente feminina na X30 em Viana do Castelo.

Todas as classificações em: RESULTADOS – CPKARTING

A terceira jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting Toyota está agendada para 11 e 12 de maio e será disputada no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral.

Created by: fcairrao - 21/04/24

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter