Rodrigo Vilaça ganha Open de Portugal de Karting na categoria X30 em Leiria

Columns: Races
Rodrigo Vilaça venceu o Open de Portugal de Karting da categoria X30 (Sénior), disputada no Kartódromo Internacional de Leiria, sob a organização do NDML. Henrique Ventura Oliveira e João Faria também garantiram lugares no pódio, com Gabriel Caçoilo e David Gonçalves a completarem o top-5.

Por Filipe Cairrão
Fotos HelloFoto


Na ‘rainha’ categoria X30, a mais concorrida em Leiria, com 19 pilotos, Gabriel Caçoilo (LN) foi ontem o mais rápido nos treinos cronometrados, percorrendo os 1.006 metros da pista leiriense em 47,176s. Henrique V. Oliveira (Kart Republic) venceu a primeira manga de qualificação, enquanto na segunda triunfou João Faria (CRG). Hoje, na Pré-Final – que determinou a grelha de partida para a Final, juntamente com os resultados das duas mangas de qualificação –, Rodrigo Vilaça (Tonykart) aproveitou a chuva intensa na segunda metade da corrida para dominar as operações, terminando na frente de Gabriel Caçoilo. Com o somatório dos pontos, Rodrigo Vilaça e Henrique V. Oliveira partilharam a primeira linha da grelha na Final, seguidos por João Faria e Gabriel Caçoilo.

Rodrigo Vilaça

Na Final, disputada em 20 voltas, Rodrigo Vilaça esteve imperial logo desde o arranque e construiu uma vantagem que, no final, se cifrou em 3,8s sobre Henrique Oliveira. Foi o segundo título no Open de Portugal do jovem piloto de Braga, que já tinha conquistado a prova na categoria Júnior, em 2022. Henrique V. Oliveira também mostrou, mais uma vez, capacidade para discutir a vitória na categoria-rainha, garantindo o 2.º lugar e sendo acompanhado no pódio final por João Faria, outro piloto que se mostra cada vez mais competitivo entre a elite do Karting nacional.

Henrique V. Oliveira, Margarida Furtado, Rodrigo Vilaça e João Faria no pódio

Gabriel Caçoilo também esteve bastante competitivo e foi 4.º classificado, apesar de uma penalização de cinco segundos, enquanto David Gonçalves (CRG) fez uma boa recuperação e fechou o top 5. Santiago Alves (Parolin) terminou logo atrás, no 6.º lugar, enquanto Afonso Ferreira (Tonykart), Tomás Teixeira (Tonykart) e Max Radeck (CRG) fizeram excelentes recuperações para terminar no top 10, tal como Tomás Lemos (Birel ART). Margarida Furtado (Tonykart) subiu ao pódio de Leiria para receber o troféu de melhor piloto feminina.

Todas as classificações em: RESULTADOS – CPKARTING

Created by: fcairrao - 25/02/24

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter