Francisco Macedo festeja título na categoria X30 com novo triunfo em Leiria

Columns: Races
Francisco Macedo somou, hoje, mais uma vitória no fecho da quinta e última jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting Toyota da categoria X30, disputada no Kartódromo Internacional de Leiria, sob a organização do Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria. Henrique de Oliveira e Diogo Castro também subiram ao pódio em Leiria, com Santiago Ribeiro e Diogo Pinto no top 5. João Rodrigues celebrou o título na X30 Master.

Por Filipe Cairrão
Fotos HelloFoto


Desta vez com uma lista de 26 pilotos em pista, a categoria-rainha do Karting nacional viu o regressado Afonso Ferreira (Tonykart) surpreender tudo e todos ao conquistar a pole-position nos treinos cronometrados, depois de já ter revelado um excelente andamento na sessão de sábado. Na manga de qualificação, David Gonçalves (CRG) saiu vencedor de uma corrida atribulada, partilhando a primeira linha da grelha para a Final com António Santos (CRG). Diogo Pinto (Tonykart) e Francisco Macedo (CRG) largaram logo atrás, da segunda linha da grelha.

Francisco Macedo

O novo campeão nacional corria sem pressão, mas fez questão de impor um ritmo fortíssimo nas 16 voltas da Final. Francisco Macedo assumiu o comando logo na fase inicial e depois controlou as operações a partir da frente, como aconteceu várias vezes ao longo da época, tanto nas competições IAME como Rotax.
Foi um final com chave de ouro para o promissor piloto de Braga, que pode juntar os dois títulos de campeão Sénior esta época. Henrique de Oliveira (LN) foi o principal opositor de Macedo, subindo ao pódio de Leiria e voltando a demonstrar a sua evolução nesta época de estreia na categoria-rainha. Diogo Castro (Redspeed), que ainda acalentava esperanças de terminar como vice-campeão, fez uma excelente recuperação de cinco lugares, rumo ao degrau mais baixo do pódio.

Henrique de Oliveira, Francisco Macedo, Francisca Queiroz e Diogo Castro no pódio da categoria X30

Santiago Ribeiro (Birel ART), que tinha sido segundo classificado na prova de sábado, voltou a estar competitivo e ficou às portas do pódio, no quarto lugar, resultado suficiente para se sagrar vice-campeão nacional. Um dos seus adversários diretos, Diogo Pinto (Tonykart), terminou logo atrás, no quinto posto, logo seguido por Martim Romão (DR), um dos pilotos que recuperou mais posições na Final, subindo de 14.º até ao sexto lugar.
Diogo Marujo (Redspeed) foi o sétimo classificado na corrida decisiva, após uma intensa discussão com um grupo onde também terminaram Henrique V. Oliveira (Kart Republic), Pedro Cachada (Tonykart), Afonso Ferreira e David Gonçalves (CRG). João Pedro Rodrigues (Tonykart) correu já com o estatuto de novo campeão nacional X30 Master e Francisca Queiroz voltou a ser a melhor na classe feminina.

Vários destes pilotos vão agora apostar na Taça de Portugal de Karting AM48, agendada para 14 e 15 de outubro, no Kartódromo Internacional de Braga.
   
Todas as classificações em: RESULTADOS – CPKARTING

Created by: fcairrao - 17/09/23

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter