Novo campeão Francisco Macedo volta a ganhar no Campeonato de Portugal de Karting X30

Columns: Races
Francisco Macedo venceu a Corrida 1 e confirmou, este sábado, o título nacional da categoria X30 (Sénior), na quinta e última jornada dupla do CPK, que está a decorrer no Kartódromo Internacional de Leiria, sob a organização do do Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria. Com 27 pilotos em pista, Santiago Ribeiro e Diogo Pinto completaram o pódio em Braga. Diogo Castro e Martim Romão fecharam o top-5, com João Rodrigues a triunfar na Master.

Por Filipe Cairrão
Fotos HelloFoto


A categoria-rainha do CPK teve 27 pilotos na jornada deste sábado em Leiria e Pedro Cachada (Tonykart) voltou a mostrar o seu talento natural ao conseguir a pole-position (e um ponto extra) na sessão de treinos cronometrados, com uma volta em 57,474s. Na manga de qualificação, Santiago Ribeiro (Birel ART) impôs a sua rapidez e ganhou pontos importantes na luta pelo vice-campeonato, já que Francisco Macedo (CRG), terceiro na manga, chegou a Leiria com o título praticamente garantido. Henrique de Oliveira (LN) foi o principal opositor de Santiago Ribeiro na manga de qualificação, enquanto Francisco Macedo e Diogo Marujo (Redspeed) terminaram logo atrás.

Francisco Macedo

Na Final, disputada em 16 voltas, Santiago Ribeiro arrancou bem e liderou a fase inicial da corrida, mas o piloto da Ericeira não tinha pneus novos no seu kart, ao contrário da concorrência direta, perdendo o comando para Francisco Macedo durante a quinta volta. O bracarense impôs, então, um ritmo demolidor e garantiu mais uma vitória numa época praticamente perfeita, onde pode festejar dois títulos de campeão nacional (IAME e Rotax).
Santiago Ribeiro ficou muito próximo do triunfo e subiu ao pódio acompanhado por Macedo e Diogo Pinto (Tonykart), autor de uma boa recuperação de quatro posições.

Santiago Ribeiro, Francisco Macedo, Diogo Pinto e Francisca Queiroz no pódio da categoria X30

Diogo Castro (Redspeed), que também está em luta com Santiago Ribeiro e Diogo Pinto pelo vice-campeonato, conseguiu subir até ao 4.º lugar na Corrida 1, enquanto Martim Romão (DR) também esteve em bom plano, terminando a Final leiriense no top 5.
Rodrigo Vilaça (CRG) fez uma corrida ao ataque e consegui o 6.º lugar, logo na frente de Diogo Marujo, João Faria (Redspeed), Rafael Rajani (Kosmic), que recuperou oito posições, e Pedro Cachada, que fechou os 10 primeiros da Final, depois de ter demonstrado um ritmo promissor nos treinos cronometrados.
Francisca Queiroz (Kosmic) foi a melhor concorrente feminina e João Rodrigues (Tonykart) confirmou a conquista do título de campeão nacional X30 Master.

Amanhã, entre as 08h00 e as 15h20 cumpre-se o segundo dia desta quinta e última jornada dupla em Leiria, estando a cerimónia de entrega de prémios agendada para as 15h40.

Todas as classificações em: RESULTADOS – CPKARTING

Created by: fcairrao - 16/09/23

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter