Xavier Lázaro alcança o seu melhor resultado de sempre em provas das WSK

Columns: Races
Xavier Lázaro garantiu no passado fim de semana o sexto lugar na categoria Mini Sub-10 na primeira prova das WSK Euro Series, disputada no traçado italiano de Franciacorta.

Texto: Jorge Cabrita
Foto: Sportinphoto Kart Photo-Agency


Xavier Lázaro garantiu no passado fim de semana o sexto lugar na categoria Mini Sub-10 na primeira prova das WSK Euro Series, disputada no traçado italiano de Franciacorta. O jovem português, que recentemente completou 10 anos, conseguiu o seu melhor resultado em competições da WSK Promotion. O piloto oficial da DR deixa assim antever que nas restantes jornadas do calendário do promotor italiano vai ser preciso contar com ele entre os favoritos na Mini Sub-10. 

Xavier Lázaro mostrou-se bastante competitivo desde o Qualifying, onde apenas um pequeno erro o impediu de garantir a pole-position. Ao não se distanciar o suficiente do piloto que seguia à sua frente, Xavier Lázaro teve que ‘levantar o pé’ na volta em que conseguiu o melhor tempo. Ainda assim, o português registou a terceira melhor volta absoluta da categoria Mini Sub-10, ficando apenas a 57 milésimas da pole-position.
 
Nas três mangas de qualificação antes da Pré-Final, Xavier Lázaro foi por duas vezes quarto classificado, tendo chegado a liderar uma delas. Na derradeira manga, jovem piloto português chegou em primeiro, mas foi penalizado em cinco segundos por um toque em David Moscardi, quando este fez um ‘brake check’ na sua frente. A DR ainda protestou a penalização, mas a organização alegou não ter como medir a travagem do piloto italiano, acabando Xavier Lázaro por ser mesmo penalizado. Saindo para a Pré-Final A da quinta posição, Xavier Lázaro cedo assumiu o terceiro lugar e não mais deixou até à bandeira de xadrez.

Na Final, saindo do sétimo lugar, o piloto da Várzea de Sintra depressa ‘saltou’ para o terceiro lugar, até ser ultrapassado por Niccolo’ Perico na terceira volta. Pouco depois, o italiano despistou-se à sua frente, forçando Xavier Lázaro a sair ligeiramente da pista para evitar um choque. Com uma momentânea perda de concentração, o jovem da DR caiu para 10º, mas, com uma excelente ponta final, recuperou para concluir a prova na sexta posição.

Created by: fcairrao - 05/09/23

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter