Gustavo da Silva faz história ao conquistar a ‘pole’ nas IAME Euro Series em Itália

- Races
A terceira prova das IAME Euro Series decorreu desde quinta-feira até hoje no circuito de Franciacorta, em Itália, com a participação de quatro portugueses.

Por Filipe Cairrão
Fotos HelloFoto, em Franciacorta


Perante 43 adversários, Gustavo da Silva (Birel ART) fez história na terceira prova das IAME Euro Series da categoria X30 Mini, disputada este fim de semana no traçado italiano de Franciacorta. O jovem piloto de Cascais tornou-se no primeiro português a conquistar uma pole-position na competição, ao completar uma volta aos 1300 metros da pista transalpina em 1m07,579s, apesar de desconhecer por completo do traçado.
Na primeira manga de qualificação, Gustavo da Silva foi 5.º classificado, sendo depois 21.º e na última 6.º classificado. Já na super-manga de qualificação – uma das corridas mais importantes antes da Final –, o jovem piloto de Cascais garantiu a 10.ª posição.
Tudo somado, Gustavo da Silva arrancou na Final, disputada por 36 pilotos, da 18.ª posição e terminou no 16.º lugar, numa corrida em que venceu o espanhol Bosco Arias (KR). Contudo, o jovem português poderia perfeitamente ter alcançado uma classificação bem melhor, não fosse a segunda manga de qualificação onde obteve o 21.º lugar.

Gustavo da Silva

Romeu Mello (Kart Republic), integrado na equipa GGM Motorsport, também teve um início de prova positivo ao ser 8.º classificado nos treinos cronometrados. Nas mangas de qualificação, o jovem piloto português começou por ser 22.º classificado e depois garantiu um 9.º e novamente um 22.º lugar. Na super-manga de qualificação, Romeu Mello fez uma boa corrida e terminou na 12.ª posição, resultado que somado aos que obteve nas mangas de qualificação foi 35.º classificado e garantiu assim o apuramento para a Final, reservada, precisamente aos 36 primeiros. Na Final, o jovem piloto de Lisboa conseguiu recuperar 15 posições e viu a bandeira xadrez no 20.º lugar. Contudo, Romeu Mello viria a ser desclassificado pelo Colégio de Comissários Desportivos, por alegada prática incorreta em pista.

Romeu Mello

Miguel Silva 2.º e Tomás Silva 4.º na Corrida de Consolação

Entre os 107 participantes da categoria X30 Sénior, Miguel Silva (Pantano), integrado na equipa italiana Pantano Racing Team, foi 88.º classificado nos treinos cronometrados e garantiu um 22.º, um 29.º, um 32.º, um 20.º e um 21.º lugares nas mangas de qualificação, pelo que não obteve o apuramento para as super-mangas de qualificação, sendo relegado para a Corrida de Consolação onde foi um meritório 2.º classificado, numa corrida em que triunfou o italiano Ermanno Quintieri (Tonykart).

Miguel Silva

Igualmente na categoria X30 Sénior, Tomás Silva (Tonykart), integrado na equipa italiana Autoeuropeo Motorsport, foi 91.º classificado nos treinos cronometrados e garantiu um 23.º, um 30.º, um 28.º, um 20.º e um 24.º lugares nas mangas de qualificação, não obtendo também o apuramento para as super-mangas de qualificação, sendo relegado para a Corrida de Consolação onde foi um honroso 4.º classificado.

Tomás Silva
 

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter
Follow Us on Facebook