Troféu Easykart Portugal arrancou com êxito no Bombarral

Columns: Races
O Troféu Easykart Portugal 2023, que tem a chancela da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), arrancou, este fim de semana, no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, com a realização da primeira prova, que envolveu quase três dezenas de pilotos, distribuídos por quatro categorias distintas.

À semelhança dos anos anteriores, o KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, voltou a apostar no Troféu Easykart em Portugal, competição que tem grande sucesso a nível internacional, pois é disputado em várias dezenas de países, cujos vencedores têm depois a oportunidade de disputar as International Grand Finals, que envolve mais de 200 pilotos de todo mundo, habitualmente em Itália. Recordamos que o êxito global do Troféu Easykart é o facto de ter um regulamento que permite a prática do Karting a preços reduzidos, pois as afinações permitidas nos karts são muito limitadas, sendo, basicamente, uma competição de ‘arrive and drive’, ideal para quem se inicia na modalidade, bem como para quem já tem uma longa paixão por ela.   
 
Na categoria Easykart 60, destinada a pilotos dos 6 aos 11 anos, Martim Gomes foi o mais rápido nos treinos cronometrados com uma volta em 53,696s ao traçado da região oeste. O jovem piloto de Torres Vedras impôs-se depois no final das 10 voltas da Corrida de Qualificação 1, enquanto que na Corrida de Qualificação 2 triunfou Guilherme Morgado. Na Final, o jovem piloto de Loures voltou a vencer, com uma vantagem de 0,465s para o segundo classificado, nomeadamente Martim Gomes, que rubricou a volta mais rápida em 53,961s. Francisco Iglésias terminou logo a seguir e completou o pódio. Tiago Caetano foi um tranquilo quarto classificado e Mateus Gomes fechou o top-5, seguindo-se Santiago Barros, Nael Karsenty e Tomás Carapucinha, respetivamente.
  
As categorias Easykart 100 (dos 11 aos 15 anos) e a Easykart 125 (a partir dos 14 anos) partilham a mesma grelha. No que diz respeito à Easykart 125, Frederico Pinto Coelho foi o mais rápido nos treinos cronometrados com a marca de 49,074s e depois venceu a Corrida de Qualificação 1, enquanto que na Corrida de Qualificação 2 impôs-se Filipe Rodrigues. Na Final, Filipe Rodrigues voltou a estar muito forte e bateu toda a concorrência, tendo Frederico Pinto Coelho e Gonçalo Garoupa, completado, por esta ordem o pódio. João Pedro Rodrigues venceu entre os Masters, enquanto Miguel Iglésias e Diogo Cardoso Gomes fecharam as presenças no pódio.   

Na Easykart 100, Diogo Caetano foi o mais rápido nos treinos cronometrados com o registo de 50,042s e depois venceu a primeira Corrida de Qualificação, enquanto que na segunda Corrida de Qualificação impôs-se Eduardo Nicolau. Na Corrida Final, Eduardo Nicolau voltou a vencer, tendo Diogo Caetano garantido a segunda posição e João Maria Páris completado o pódio.

Na categoria TaG Livre, destinada a karts em que o chassis é de escolha livre e com motores até 125cc equipados com embraiagem e motor de arranque elétrico, João Pedro Rodrigues foi o mais rápido nos treinos cronometrados com uma volta em 48,078s e depois venceu a Corrida de Qualificação 1. Já na Corrida de Qualificação 2 venceu Dylan Lima e na Corrida Final foi a vez de Enzo Macedo bater toda a concorrência, com Nikita Skorynin e João Pedro Rodrigues a completarem o pódio. Pedro Martins foi um tranquilo quarto classificado e Dylan Lima fechou o top-5, numa corrida em que Afonso Pires e Maria Carvalho, foram forçados a abandonar.

A segunda jornada está agendada para 6 de agosto e será disputada no Kartódromo de Évora.

Created by: fcairrao - 26/06/23

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter