Henrique Oliveira garante primeira vitória no Campeonato de Portugal de Karting X30

Columns: Races
Na sua primeira época na categoria-rainha, Henrique Oliveira venceu a prova de sábado da categoria X30 Sénior do Campeonato de Portugal de Karting Toyota, a contar para a segunda jornada dupla, que está a decorrer no Kartódromo Internacional da Região Oeste, sob a organização da ACDME. Com 34 pilotos em pista no Bombarral, Diogo Marujo e Diogo Castro também subiram ao pódio, enquanto Rafael Rajani e Diogo Pinto completaram o top-5. João Rodrigues voltou a triunfar entre os Master.

Por Filipe Cairrão
Fotos HelloFoto


A categoria X30 Sénior voltou a apresentar uma excelente grelha para a segunda jornada dupla da época, com Frederico Peters (FA) a chegar ao Bombarral na frente do CPK. Henrique Oliveira surpreendeu tudo e todos ao garantir a pole-position (e um ponto extra) na sessão de treinos cronometrados, com uma volta em 46,020s. Na manga de qualificação, Francisco Macedo (CRG) foi o mais forte e venceu após um interessante duelo com Diogo Marujo (Redspeed), que garantiu a volta mais rápida da corrida (46,186s). Santiago Ribeiro (Birel ART) e Diogo Pinto (Tonykart) terminaram logo atrás e largaram da segunda linha da grelha para a Final.


Henrique Oliveira

Na corrida decisiva, disputada em 19 voltas, Francisco Macedo passou pela liderança na primeira metade da Final, mas o aparecimento da chuva alterou a correlação de forças para as últimas voltas. Henrique Oliveira assumiu o comando com uma ultrapassagem notável e depois ninguém conseguiu acompanhar o jovem piloto da Ericeira, que se estreou a ganhar no Campeonato de Portugal de Karting Toyota… e logo na sua época de estreia na categoria-rainha! Atrás de Henrique Oliveira, vários pilotos foram alternando de posição na luta pelo 2.º lugar, com Diogo Marujo a ser o mais forte, na frente de Diogo Castro (Redspeed), que também subiu ao pódio no Bombarral, após uma excelente recuperação. 


João Rodrigues, Francisca Queiroz, Francisco Macedo, Henrique Oliveira e Diogo Marujo no pódio

Rafael Rajani (Kosmic) conseguiu um positivo 4.º lugar, o seu melhor resultado da época até ao momento, enquanto Diogo Pinto (Tonykart) completou o top 5, após uma penalização de três segundos, por saída parcial dos corredores de partida, tal como Santiago Ribeiro (desceu a 7.º). Rodrigo Vilaça (CRG) recuperou até ao 6.º lugar e entre os 10 primeiros também terminaram João Faria (Redspeed), Martim Romão (DR), que subiu 11 posições desde o arranque, e Filipe Rodrigues (Birel ART).
Nos Master, João Rodrigues (Birel ART) regressou aos triunfos, na frente do espanhol Guillermo Hevia (Tonykart), enquanto Pedro Paiva (Tonykart) não pôde alinhar. Francisca Queiroz (Kosmic) venceu a classe feminina.

Todas as classificações em: RESULTADOS – CPKARTING

Amanhã, entre as 08h00 e as 15h20 cumpre-se o segundo dia desta segunda jornada dupla no KIRO, estando a cerimónia de entrega de prémios agendada para as 15h40.

Created by: fcairrao - 29/04/23

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter