Gustavo da Silva 6.º classificado na primeira prova das IAME Euro Series da X30 Mini

Columns: Races
A primeira prova da IAME Euro Series da categoria X30 Mini decorreu desde quinta-feira até hoje no Circuito Internacional de Zuera, em Espanha, com a participação de três portugueses.

Por Filipe Cairrão
Fotos HelloFoto, em Zuera


Perante mais de 50 adversários, Gustavo da Silva (Birel ART) começou por ser 10.º classificado nos treinos cronometrados, mas nas fases seguintes da prova, o piloto da Escola de Karting do Oeste (EKO) esteve sempre a evoluir e cada vez mais forte. Na primeira manga de qualificação foi 6.º classificado, sendo depois 5.º e na última 4.º classificado, mas a lutar pela vitória. Já na super-manga de qualificação – uma das corridas mais importantes antes da Final –, o jovem piloto de Cascais, de apenas 11 anos, voltou a ser um dos candidatos à vitória, tendo garantido um meritório 3.º lugar, com a volta mais rápida da corrida!


Gustavo da Silva

Tudo somado, Gustavo da Silva arrancou na Final, disputada por 36 pilotos, da 5.ª posição e na primeira curva já estava no 3.º lugar. Contudo, no decorrer na quinta volta, entre um grupo de pilotos, o piloto português viu-se envolvido num incidente e caiu para a 11.ª posição. Sem baixar os braços, Gustavo da Silva manteve-se focado na corrida e recuperou até ao 6.º lugar final, somando pontos muito importantes que lhe permitiram regressar a Portugal na 4.ª posição do campeonato, onde, curiosamente, os três primeiros classificados são três britânicos: Archie Lovatt (que venceu a prova), o experiente Jesse Phillips e Rao Kanishk, respetivamente.    

Romeu Mello (Kart Republic), integrado na equipa GGM, foi 20.º classificado nos treinos cronometrados e garantiu um 21.º e dois 17.ºs lugares nas mangas de qualificação, enquanto que na super-manga de qualificação foi 15.º classificado. Com este resultado, somado aos que obteve nas mangas de qualificação foi 36.º classificado e garantiu o apuramento para a Final, reservada, precisamente aos 36 primeiros. Na Final, o piloto de Lisboa teve um bom início ao recuperar até ao 27.º lugar, mas depois, a uma volta do final, foi forçado a abandonar. Mesmo assim, Romeu Mello deu boas indicações durante o fim de semana em Zuera.

Romeu Mello

Entre os 86 participantes da categoria X30 Sénior, Miguel Silva (Pantano), integrado na equipa italiana Pantano Racing Team, foi 40.º classificado nos treinos cronometrados e garantiu um 7.º, um 18.º, um 16.º, um 8.º e um 13.º lugares nas mangas de qualificação, terminando esta fase da competição na 34.º posição, assegurando assim o 17.º lugar na grelha de partida para a super-manga de qualificação 2. Contudo, nesta corrida, o piloto de Setúbal foi forçado a abandonar à passagem da sétima volta, ficando com a 36.ª posição, resultado que somado aos que obteve nas mangas de qualificação fez com que fosse 38.º classificado, pelo que não garantiu, ingloriamente por dois lugares, o apuramento para a Final, reservada aos 36 primeiros classificados, cujo vencedor foi o seu colega de equipa, o espanhol Ruben Moya.

Miguel Silva
 

Created by: fcairrao - 05/03/23

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter