João Faria mostra potencial em ano de muitas descobertas

Columns: Interview
É mais um jovem talento que desponta nas categorias Sénior Max e X30 (Sénior). João Faria era um dos pilotos menos experientes das competições Rotax e IAME, mas mostrou um talento promissor, na sua primeira época completa no Karting.

Natural de Paredes, concelho com forte tradição no desporto motorizado, João Faria cresceu apaixonado por carros e pela competição. Em criança, chegou a ser campeão no futebol, com a camisola do Paços de Ferreira, e depois foi convocado para a seleção de Portugal de pólo aquático, nos sub-14. Mas não é por acaso que um dos seus ídolos é Max Verstappen, que rapidamente o fascinou pelas demonstrações de garra e talento na Fórmula 1.

Apesar deste gosto natural pelas corridas, foi só em 2020 que o jovem João Faria pôde experimentar um kart, na pista de Baltar. “Um amigo meu tinha um Puma 85cc e deixou-me dar umas voltas em Baltar. Eu nunca tinha sequer andado num kart de aluguer e… adorei a experiência!”, recorda João Faria. Passado pouco tempo, o pai comprou-lhe um kart e mais tarde, após alguns treinos promissores, um mecânico, o Rui Filipe, sugeriu-lhe fazer uma prova oficial. A estreia absoluta aconteceu em junho de 2021, na categoria Sénior Max do Troféu Rotax, com apenas 14 anos, precisamente em Baltar. O admirável mundo novo dos karts levou João Faria a descobrir uma nova paixão na sua vida.
Foi nessa altura que conheceu Bruno Borlido, um dos melhores pilotos portugueses da sua geração, pluricampeão nacional e vice-campeão do Mundo Rotax em 2014. Em conjunto com o seu ‘coach’, João Faria foi evoluindo ao longo da sua primeira época completa no Karting de competição, em 2022. Disputou logo a categoria-rainha do Karting em Portugal: a Sénior Max no Campeonato de Portugal Rotax e algumas provas da X30 Sénior, no Campeonato de Portugal de Karting, num pelotão que muitas vezes superava os 30 pilotos.

Aprender a alta velocidade
Apesar de ser o piloto menos experiente do plantel, entrou várias vezes no top 10 e chegou a rodar entre os quatro mais rápidos na principal competição Rotax em Portugal. Conseguiu exibições de destaque, como na prova de Braga, onde foi o 4.º classificado na prova de sábado, depois de ter terminado uma das Finais no 3.º lugar. Esse resultado ajudou-o a terminar o seu primeiro campeonato num meritório 8.º lugar, entre quase duas dezenas de concorrentes.
Na Taça de Portugal de Karting, a prova-rainha do calendário nacional, João Faria não se intimidou com o pelotão de 38 pilotos, com vários campeões nacionais e pilotos com largos anos no karting. Nos treinos cronometrados foi o 16.º mais rápido e depois nas mangas subiu ao 15.º lugar, até uma penalização na Pré-Final o ter levado a terminar a Taça de Portugal muito próximo do top 20. No final da época, em Viana do Castelo, disputou o ‘Champions of the Year’ e também esteve em excelente plano: 4.º mais rápido nos treinos cronometrados e na manga de qualificação, fazendo depois uma Final de recuperação, subindo do 10.º até ao 7.º lugar.

João Faria com Bruno Borlido
“Penso que o João teve uma evolução incrível em muito pouco tempo”, afirmou Bruno Borlido. “Trata-se de um jovem com muito pouco tempo de Karting, que nem sequer fez a categoria Júnior, entrou logo na Sénior, num pelotão com 20 pilotos no Campeonato de Portugal Rotax e mais de 30 no Campeonato de Portugal de Karting (IAME). Mostrou muito potencial e agora só resta continuar a trabalhar”, referiu o ex-piloto, agora ‘coach’ da equipa Cabo do Mundo Kart Team.
“Foi, sem dúvida, um ano onde aprendi muito”, confirma João Faria. “Era um dos pilotos mais jovens dos campeonatos que fiz, um dos menos experientes e, por isso, cada prova era uma enorme descoberta. Agradeço aos meus pais, por estarem sempre comigo, aos meus patrocinadores, a Farimóvel e a By Original, ao Bruno Borlido, ao Nuno Sousa e a toda a equipa do Cabo do Mundo Kart Team, pelo apoio nesta aventura do Karting”, destacou o promissor piloto de 15 anos.





 

Created by: fcairrao - 29/12/22

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter