Campeonato de Portugal Rotax entrega títulos em Portimão

Columns: Races
Gonçalo Coutinho, Fabio Kieltyka, Gabriel Caçoilo, Tomás Gomes, Martim Marques e Francisco Correia venceram nas suas categorias o Campeonato de Portugal Rotax, após a quinta e última prova disputada este fim de semana no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão, sob a organização do AIA Motor Clube. Relativamente à Eletric Kart Cup Portugal, o canadiano Griffin Dowler venceu na E20 Sénior e o austríaco Daniel Hauswirth triunfou na E20 Júnior.

Por Filipe Cairrão
Fotos HelloFoto/Alexandre Araújo


O Campeonato de Portugal Rotax prosseguiu hoje no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão, com o segundo dia de competição da quinta e última prova, onde voltaram a alinhar 144 pilotos. Para além de dar a conhecer os campeões de 2022, também foram atribuídos os ‘tickets’ relativos à qualificação para as Rotax Max Challenge Grand Finals, que se realizarão precisamente no traçado algarvio, entre 19 e 26 de novembro.  

Categorias DD2 e DD2 Master
A categorias DD2 com 17 participantes e a categoria DD2 Masters com 20 concorrentes partilharam a mesma grelha, reunindo um total de 37 pilotos. O letão Noels Locmelis Patriks (Birel ART) triunfou na categoria DD2 da prova portuguesa e o melhor luso (16.º) e vencedor do Campeonato de Portugal Rotax da categoria DD2 foi Gonçalo Coutinho (Kosmic), seguindo-se Pedro Ribeiro (Birel ART), vencedor da prova na DD2 Masters para o Campeonato de Portugal Rotax. Já quanto ao vencedor da DD2 Masters à geral deste fim de semana foi o sul-africano Cristiano Morgado (Birel ART).
Gonçalo Coutinho garantiu a qualificação para as Rotax Max Challenge Grand Finals, assim como Fabio Kieltyka na DD2 Masters, apesar de ter sido quarto classificado nesta derradeira ronda a contar para o Campeonato de Portugal Rotax.   

Categoria Sénior Max
Na categoria Sénior Max, com 38 participantes, o húngaro Zsombor Kovacs (Tonykart) bateu toda a concorrência. Gabriel Caçoilo (Tonykart) foi 4.º classificado à geral e 1.º entre os pilotos que pontuam para o Campeonato de Portugal Rotax, tendo conseguido conquistar o título, bem como o ‘passaporte’ para as Rotax Max Challenge Grand Finals.
Rodrigo Silva (Tonykart), João Dinis (CRG), Tomás Leitão (Tonykart), David Gonçalves (CRG), Diogo Faria (Tonykart), Pedro Nascimento (Tonykart), Noah Silva (CRG), João Faria (Respeed), Bernardo Pinheiro (DR), Francisca Queiroz (Kosmic), melhor piloto feminina, foram, por esta ordem, os que mais pontuaram para o Campeonato de Portugal Rotax.
Renato Bolzan (Tonykart) foi 27.º classificado à geral e venceu na categoria Max Master.         

Categoria Júnior
Com 25 participantes na categoria Júnior, o croata Leon Zelenko (Sodikart) garantiu o lugar mais alto do pódio. No que diz respeito aos pilotos que pontuam para o Campeonato de Portugal Rotax, Pedro Barbosa (Tonykart) obteve o maior número de pontos, seguindo-se Henrique de Oliveira (LN) e Tomás Gomes (Kosmic), que fez a festa do título e da qualificação para as Rotax Max Challenge Grand Finals. Destacaram-se ainda, por esta ordem, Tomás Lemos (Kosmic), Max Radeck (Kart Republic), Henrique Ventura Oliveira (Kosmic), Alejandro Nieves (Tonykart), Caio Bolzan (Tonykart), Gabriela Teixeira (DR), Catarina Bica (DR), Gabriel Marreiros (Tonykart) e Afonso Pinto Soares (Tonykart).    

Categoria Mini Max/Micro Max
Na categoria Mini/Micro Max, com 32 participantes, o espanhol Manuel Miguez Gayoso (Parolin) venceu a prova algarvia, na frente do letão Toms Strele (Tonykart) e do finlandês Rasmus Koskinen (LN).
Martim Marques (Kart Republic) foi quarto classificado, mas somou os pontos suficientes para conquistar o título português na categoria Mini-Micro Max, assim como na Micro Max, para a qual garantiu a qualificação para as Rotax Max Challenge Grand Finals. Duarte Alves foi 5.º classificado e João Maria Pereira foi 8.º à geral e 1.º na Mini, mas já tinha assegurado o apuramento para as Rotax Max Challenge Grand Finals, por ter ganho o Campeonato Madrileño de Karting, pelo que foi entregue outro ‘ticket’ para o ‘Mundial’ Rotax a Afonso Ferreira (Kosmic), que foi segundo classificado no Algarve, assim como na categoria Mini do Campeonato de Portugal Rotax.     
 
Categoria Micro Academy
Na categoria Micro Academy, José Pedro Pinto (Kart Republic) com duas vitórias e um terceiro lugar venceu a prova algarvia com 67 pontos. Francisco Correia (Kart Republic), com uma vitória, um segundo lugar, um quinto lugar e com duas voltas mais rápidas totalizou 59 pontos e garantiu o segundo lugar do pódio, mas mais importante para o piloto bracarense foi ter feito a festa do título de campeão Micro Academy 2022.
Vasco Oliveira (Parolin) completou o pódio, na frente de Leonor Rocha (Parolin), que foi vice-campeã, Vicente Correia (Ricciardo), Vicente Capela (Parolin), Manuel Caetano (Kart Republic), Daniel Ferreira (Parolin) e de Lourenço Vilão (Tonykart).  

Eletric Kart Cup Portugal
No que diz respeito à Eletric Kart Cup Portugal, que integrou o programa da ronda algarvia e que foi disputado por 12 pilotos, 7 na E20 Sénior e 5 na E20 Júnior, o canadiano Griffin Dowler venceu na E20 Sénior e o austríaco Daniel Hauswirth triunfou na E20 Júnior, na qual Henrique de Oliveira foi o único representante português e quinto classificado, recebendo também o ‘ticket’ para disputar as Rotax Max Challenge Grand Finals.

Created by: fcairrao - 23/10/22

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter