Os primeiros vencedores em Portimão na quinta prova do Campeonato de Portugal Rotax

Columns: Races
Pedro Ribeiro, Gabriel Caçoilo, Tomás Gomes, Manuel Miguez Gayoso e José Pedro Pinto venceram hoje na quinta e última prova do Campeonato de Portugal Rotax, que está a decorrer no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão, sob a organização do AIA Motor Clube. No que diz respeito à Eletric Kart Cup Portugal, o alemão Luca Koester impôs-se na E20 Sénior e o uruguaio Gaston Irazu foi o mais forte na E20 Júnior, na qual o português Henrique de Oliveira foi quarto classificado.

Por Filipe Cairrão
Fotos HelloFoto/Alexandre Araújo


Com 144 participantes distribuídos por diferentes categorias – mais de metade são estrangeiros que estão a aproveitar a jornada lusa para se prepararem para as Rotax Max Challenge Grand Finals, que se realizarão precisamente no traçado algarvio, entre 19 e 26 de novembro –, a quinta e última prova do Campeonato de Portugal Rotax arrancou hoje no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão. Amanhã, cumpre-se o segundo e decisivo dia desta quinta ronda, cuja organização está a cargo do AIA Motor Clube.

Categorias DD2 e DD2 Masters
A categorias DD2 com 17 participantes e a categoria DD2 Masters com 20 concorrentes partilharam a mesma grelha. Relativamente aos principais protagonistas de hoje da categoria DD2, o sul-africano Bradley Liebenberg (Exprit) foi o mais rápido nos treinos cronometrados (1m08,851s) e o letão Noels Locmelis Patriks (Birel ART) venceu a Final 1. Quanto à DD2 Masters, o estónio Sei Priits (Exprit) foi o mais rápido nos treinos cronometrados (1m10,541s) e o sul-africano Cristiano Morgado (Birel ART) venceu a Final 1.
No que diz respeito aos pilotos que pontuam para o Campeonato de Portugal Rotax, Gonçalo Coutinho (Kosmic) foi o mais rápido nos treinos cronometrados da categoria DD2 (1m10,972s) e António Teixeira (Tonykart) da DD2 Masters (1m11,111s). Na Final 1, venceu Pedro Ribeiro (Birel ART) quer na DD2 quer na DD2 Masters, Afonso Lopes (Kosmic) garantiu a segunda posição e Fabio Kieltyka (Birel ART) o terceiro lugar, sendo segundo classificado entre os Masters.

Categoria Sénior Max
Na categoria Sénior Max, com 38 participantes, o húngaro Zsombor Kovacs (Tonykart) foi o mais rápido nos treinos cronometrados (1m12,797s) e na Final 1 bateu toda a concorrência. No que diz respeito aos pilotos que pontuam para o Campeonato de Portugal Rotax, Gabriel Caçoilo (Tonykart) foi o mais rápido nos treinos cronometrados (1m14,087s) e venceu a Final 1, terminando logo a seguir Rodrigo Silva (Tonykart), enquanto que David Gonçalves (CRG) garantiu a terceira posição. Liliana Barros (Tonykart) foi a melhor piloto feminina, recuperando do 36.º ao 22.º lugar, enquanto que para o campeonato foi 13.ª classificada.

Categoria Júnior
Com 25 participantes na categoria Júnior, o croata Leon Zelenko foi o mais rápido nos treinos cronometrados (1m15,602s) e o brasileiro Heitor Farias (Tonykart venceu a Final 1. Relativamente aos pilotos que pontuam para o Campeonato de Portugal Rotax, Henrique de Oliveira (LN) foi o mais rápido nos treinos cronometrados (1m16,521s) e na Final 1 triunfou Tomás Gomes (Kosmic), na qual Tomás Lemos (Kosmic) foi segundo classificado e Henrique de Oliveira garantiu a terceira posição.

Categoria Mini Max/Micro Max
Na categoria Mini/Micro Max, com 32 participantes, o letão Toms Strele (Tonykart) foi o mais rápido nos treinos cronometrados (1m21,152s) e o finlandês Rasmus Koskinen (LN) venceu a Final 1. No que diz respeito aos pilotos que pontuam para o Campeonato de Portugal Rotax, Manuel Miguez Gayoso (Parolin) foi o mais rápido nos treinos cronometrados (1m22,173s) e venceu a Final 1, na qual Martim Marques (Kart Republic) foi segundo classificado e Duarte Alves (Parolin) garantiu o terceiro lugar. Para a subcategoria Mini Max, triunfou Afonso Ferreira (Kosmic), tendo Dante Lachi Monteiro (Praga) e João Maria Pereira (Kart Republic) sido os segundo e terceiro classificados, respetivamente.

Categoria Micro Academy
Na categoria Micro Academy, Lourenço Vilão (Tonykart) foi o mais rápido nos treinos cronometrados com a marca de 1m24,428s. Na Final 1, venceu José Pedro Pinto (Kart Republic), tendo Francisco Correia (Kart Republic), que rubricou a volta mais rápida da corrida em 1m11,242s, e Lourenço Vilão terminado, por esta ordem, nas segunda e terceira posições.

Recordamos que a categoria Micro Academy destina-se a jovens dos 6 aos 10 anos, que tenham obtido a primeira licença desportiva no ano em curso ou que, em 2021, tenham participado precisamente na categoria Micro Academy ou ainda pilotos que tenham disputado a categoria Iniciação do Campeonato de Portugal de Karting (CPK) em 2020 ou em 2021 ou ainda a categoria Cadete 4T em 2021.

Amanhã, entre as 10h11 e as 11h52 realizam-se as Finais 2 e as Finais 3 disputam-se entre as 13h12 e as 14h53. A cerimónia de entrega de prémios está agendada para as 15h20.

Eletric Kart Cup Portugal
No que diz respeito à Eletric Kart Cup Portugal, que integra o programa da ronda algarvia e que está a ser disputada por 12 pilotos, 7 na E20 Sénior e 5 na E20 Júnior, Henrique de Oliveira é o único representante português e alinha entre os juniores. O jovem piloto de Vila Nova de Gaia começou por ser o quinto mais rápido nos treinos cronometrados, obtendo depois um terceiro e um quarto lugares nas mangas de qualificação. O uruguaio Gaston Irazu foi hoje o mais forte na E20 Júnior e o alemão Luca Koester impôs-se na E20 Sénior. Para as 09h48 de amanhã está agendada a Pré-Final e a Final realiza-se às 12h49.
 

Created by: fcairrao - 22/10/22

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter