Campeonato de Portugal Rotax está a decorrer bem animado no Kartódromo de Baltar

- Races
Vítor Mendes, Gonçalo Coutinho, João Dinis, Tomás Gomes, Afonso Ferreira, Manuel Miguez Gayoso e Francisco Correia venceram hoje no arranque do Campeonato de Portugal Rotax, no Kartódromo de Baltar.

Por Filipe Cairrão
Fotos HelloFoto/Alexandre Araújo


Os 67 participantes da jornada inaugural do Campeonato de Portugal Rotax, distribuídos por diferentes categorias, proporcionaram hoje corridas bem animadas no traçado de Baltar. Amanhã, cumpre-se o segundo e decisivo dia desta primeira prova, cuja organização está a cargo do Clube Automóvel do Minho (CAM).


Categoria DD2 e DD2 Master

No que diz respeito aos principais protagonistas de hoje, Gonçalo Coutinho (Kosmic) foi o mais rápido nos treinos cronometrados da categoria DD2. O piloto de Rio Tinto (Gondomar) completou uma volta aos 1020 metros da pista de Baltar em 47,198s e depois venceu a Final 1, com a volta mais rápida (47,619s). Já na DD2 Master, para pilotos que já tenham completado 32 anos e que partilham a mesma grelha da DD2 (pilotos dos 15 aos 31 anos), o holandês Christophe Adams (Tonykart) foi o mais lesto nos ‘cronos’ (47,692s), tendo na Final 1 triunfado Vítor Mendes (Praga) – sendo 3.º à geral entre 18 participantes – enquanto Christophe Adams rubricou a volta mais rápida (48,221s).


Categoria Sénior Max

Na Sénior Max, Gabriel Caçoilo (Tonykart) foi o mais forte nos treinos cronometrados (47,339s), mas na Final 1 impôs-se João Dinis (Tonykart) e com a volta mais rápida (47,825s), sendo uma estreia em grande para o jovem piloto madeirense que transitou da Júnior para a Sénior Max. Francisca Queiroz (Kosmic) foi terceira classificada entre os 19 participantes e venceu a classe feminina.


Categoria Júnior Max

Tomás Gomes (Kosmic) dominou por completo a categoria Júnior. Depois de ser o mais rápido nos treinos cronometrados, ao completar uma volta aos 1020 metros da pista de Baltar em 48,795s, o piloto de Braga liderou a Final 1 de princípio a fim e rubricou a volta mais rápida (49,005s).


Categoria Mini Max e Micro Max

As categorias Mini Max (dos 8 aos 12 anos) e Micro Max (dos 8 aos 11) partilham a mesma grelha de partida. Entre 15 pilotos, João Barros (Parolin) – da Mini Max – foi o mais rápido nos treinos cronometrados (51,625s) e na Final 1 venceu à geral o espanhol Manuel Miguez Gayoso (Parolin) – da Micro-Max –, enquanto Afonso Ferreira (Kosmic), que foi quarto classificado à geral, venceu na Mini Max. João Barros rubricou a volta mais rápida da Mini Max (51,844s) e Ricardo Gonçalves (Tonykart) foi o mais lesto na Micro Max (51,968s). Aya Delbrassine (Birel ART) venceu na classe feminina.
Nota ainda para o jovem espanhol Manuel Miguez Gayoso que foi o mais rápido nos ‘cronos’ da Micro-Max (51,792s), já que, em todas as categorias, quem tiver o melhor registo nesta fase da prova soma um ponto extra, tal como quem garante a volta mais rápida nas Finais.


Categoria Micro Academy

Finalmente, na categoria Micro Academy, Francisco Correia (Kart Republic) foi o mais rápido nos treinos cronometrados (53,851s) e liderou a Final 1 de princípio a fim, com a volta mais rápida (53,997s).

Recordamos que a categoria Micro Academy destina-se a jovens dos 6 aos 10 anos, que tenham obtido a primeira licença desportiva no ano em curso ou que, em 2021, tenham participado precisamente na categoria Micro Academy ou ainda pilotos que tenham disputado a categoria Iniciação do Campeonato de Portugal de Karting (CPK) em 2020 ou em 2021 ou ainda a categoria Cadete 4T em 2021.

Amanhã, entre as 09h57 e as 11h38 realizam-se as Finais 2 e as Finais 3 disputam-se entre as 12h35 e as 14h16. A cerimónia de entrega de prémios está agendada para as 14h45.

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter
Follow Us on Facebook