Diogo Caetano estreia-se a vencer no Campeonato de Portugal de Karting X30 Mini

Columns: Races
Diogo Caetano venceu hoje no Campeonato de Portugal de Karting Toyota da categoria X30 Mini, a contar para a primeira jornada dupla que está a decorrer no Kartódromo de Viana do Castelo, sob a organização do Clube Automóvel do Minho (CAM). Martim Marques e João Barros completaram o pódio, enquanto Afonso Lopes e Tomás Fernandes encerraram o top-5.

Por Filipe Cairrão
Fotos HelloFoto/Alexandre Araújo


Diogo Caetano (Birel ART) foi o mais rápido nos treinos cronometrados com o registo de 49,599s. Na manga de qualificação, venceu Martim Marques (Kart Republic), na frente de João Barros (Parolin), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Diogo Caetano (Birel ART) e Tomás Fernandes (Kosmic) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.


Diogo Caetano

Na Final, disputada em 15 voltas, a luta pela vitória foi bastante intensa até à última volta. Martim Marques liderou a primeira parte da corrida, tendo depois passado passou para a frente João Barros, mas o piloto de Vila Nova de Gaia recuperou o comando logo a seguir. No entanto, quando tudo indicava que Martim Marques seria o vencedor, na última volta acabou por ser Diogo Caetano o primeiro a ver a bandeira xadrez, seguindo-se João Barros, que rubricou a volta mais rápida em 50,069s, e Martim Marques. Entretanto, João Barros foi penalizado com cinco segundos por danos na carenagem frontal e caiu para o terceiro lugar, tendo Martim ficado com segunda posição.     

Martim Marques

João Barros

Logo atrás, um grupo de quatro pilotos também tornou a Final ainda mais emotiva na discussão pelo quarto lugar, tendo Afonso Lopes (Kart Republic) levado a melhor, na frente de Tomás Fernandes (Kosmic), Xavier Lázaro (DR) – que largou do 12.º posto – e Gabriela Teixeira (DR). Mário Silva Lora (Kart Republic) garantiu um positivo 8.º lugar, enquanto Pedro Nunes (Kart Republic) e Romeu Mello (Kosmic) também foram penalizados com cinco segundos por danos na carenagem frontal e encerraram, por esta ordem, o top-10, seguindo-se os ‘rookies’ Jan Rodrigues (Charles Leclerc) e Afonso Azevedo (Charles Leclerc) nas 11.ª e 12.ª posições, respetivamente.

Martim Marques, Diogo Caetano (com Nuno Inácio) e João Barros no pódio da categoria X30 Mini

Gabriela Teixeira
     
Todas as classificações em: RESULTADOS – CPKARTING

Amanhã, entre as 08h45 e as 16h15 cumpre-se o segundo dia desta primeira jornada dupla em Viana do Castelo, estando a cerimónia de entrega de prémios agendada para as 16h45.

Created by: fcairrao - 19/03/22

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter