Troféu Rotax passa a Campeonato de Portugal e motores de sorteio dão lugar aos motores próprios

Columns: News and Previews
A Korridas e Kompanhia mantém-se como promotora da competição, mas a responsabilidade organizativa fica a cargo dos clubes associados da FPAK

Em 2022, o Troféu Rotax passa a Campeonato de Portugal Rotax (CPR), mantendo-se a Korridas e Kompanhia como promotora da competição, mas a responsabilidade organizativa fica a cargo dos clubes associados da FPAK. Deste modo, as cinco provas que vão compor o calendário do CPR serão organizadas por diferentes clubes, entre os quais o Motorsport Viana Clube, que assumiu até agora a organização do Rotax Max Challenge - Troféu Rotax.

“Esta é uma mudança que vem reconhecer, por parte da FPAK, a importância desta competição monomarca, colocando-a em linha com o Campeonato de Portugal de Karting (CPK), também disputado quase em exclusivo por outra marca de motores de karting”, sublinha em comunicado a Korridas e Kompanhia.

Motores próprios com controlo exclusivo da Korridas
"Ao nível dos motores também existirá uma grande alteração face ao praticado nos últimos anos. Os motores de sorteio darão lugar aos motores dos próprios pilotos, com medidas de controlo apertadas, salvaguardando de forma inequívoca a igualdade de oportunidades entre todos os pilotos, bem como um eficaz controlo de custos.
A Korridas irá instituir um novo e exclusivo selo de controlo e será a única entidade autorizada a selar e reparar os motores que vão poder alinhar no CPR. Face à reconhecida fiabilidade/durabilidade dos motores Rotax, aliada à igualdade de performance das versões Evo, designadamente desde a introdução do novo cilindro “single core”, esta é uma aposta clara num rigoroso controlo das performances dos motores e na consequente redução de custos, permitindo um equilíbrio geral e realçando as qualidades dos próprios pilotos.
Deste modo, apenas serão admitidos no CPR os seguintes motores vendidos pela Korridas e Kompanhia, todos devidamente selados com o já referido selo exclusivo (com exceção dos motores Rotax DD2, que mantêm o sistema de selagem atualmente em vigor):
- Motores novos (completos ou apenas o bloco)
- Motores usados (completos ou apenas o bloco) da atual frota de motores de sorteio que a Korridas tem em stock
- Os carburadores mantêm-se de sorteio e selados em todas as categorias”
, avançou a entidade promotora, que já disponibilizou a lista de preços de ambas as possibilidades, a qual pode ser vista em anexo.

No comunicado hoje enviado, a Korridas e Kompanhia avança com mais novidades:

Forte incentivo para a compra de motores
Conscientes do investimento necessário numa fase de transição, como a que vamos ter em 2022, a Korridas preparou um conjunto de incentivos para a aquisição de motores.

- Na aquisição dos motores novos completos, a Korridas oferece 5 jogos de pneus oficiais para serem usados nas provas do CPR.
- Caso a opção seja pela aquisição apenas do bloco de motor, a oferta é válida para 2 jogos de pneus.
- Existe também a possibilidade de adquirir um “kit de competição”, composto por 1 motor completo (novo) + 1 bloco de motor (novo). Neste caso, para além dos 5 jogos de pneus a Korridas oferece ainda um desconto adicional de €500.
- A Korridas está também disponível para aceitar trocas de motores existentes (devidamente selados), na aquisição dos motores usados que dispõe em stock.

Junção das categorias Micro e Mini
Em relação às categorias, também serão introduzidas alterações entre os mais novos, com a junção da Micro com a Mini a ser a principal novidade. Deste modo, os pilotos entre os 7 (tem de fazer 8 em 2022) e os 12 anos (não podem completar 13 em 2022) competirão numa mesma categoria, utilizando o motor Rotax Mini (cuja potência será reduzida face à atual versão deste motor). No entanto, esta categoria terá presença assegurada na Final Mundial Rotax para dois pilotos:

- melhor classificado dos 7 aos 11 anos (no mínimo complete 8 anos em 2022 e que não complete 12 anos em 2022), alinha na categoria Micro no Mundial Rotax).

- melhor classificado dos 9 aos 12 anos (no mínimo complete 10 anos em 2022 e que não complete 13 anos em 2022), alinha na categoria Mini no Mundial Rotax).

As categorias Junior, Max, DD2 e DD2 Master mantêm-se inalteradas.

Aposta renovada no surgimento de novos pilotos
Será mantida a aposta numa categoria de iniciação ao karting – Rotax Micro Academy –, com base no motor Micro, com as mesmas caraterísticas atuais. Nesta categoria, à semelhança de anos anteriores, só serão admitidos pilotos que nunca tenham participado, em anos anteriores, em qualquer prova do Troféu Rotax na categoria Micro Max. Serão ainda admitidos nesta categoria pilotos que, em 2021, não tenham participado em mais de uma prova na categoria Micro Academy, ou que tenham alinhado na categoria Iniciação do CPK.
Nesta categoria a Korridas está disponível para fazer o aluguer de motores (completos ou apenas o bloco), permitindo assim uma experiência de karting sem a necessidade de aquisição do motor.

5 provas de Norte a Sul de Portugal
O figurino das provas do CPR será idêntico ao do CPK, ou seja, o programa oficial de cada prova decorrerá durante os sábados e domingos, com treinos livres, cronometrados, mangas de qualificação e finais. O calendário de provas está ainda a ser negociado com os diferentes clubes organizadores, pelo que esperamos poder fazer a sua divulgação muito em breve.

Created by: fcairrao - 02/12/21

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter