André Serafim, Ricardo Borges e Paulo Martins campeão nacionais X30 Super Shifter

Columns: Races
André Serafim venceu hoje na categoria X30 Super Shifter à geral e na Master no fecho da quinta e última jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting KIA da categoria X30, disputada no Kartódromo Internacional de Braga, sob a organização da ACDME. O piloto de Chaves revalidou o título na Master, Ricardo Borges sagrou-se campeão nacional na X30 Super Shifter à geral e na Sénior, enquanto Paulo Martins festejou o título na Gentleman.

Por Filipe Cairrão
Fotos HelloFoto


O Campeonato de Portugal de Karting KIA da categoria X30 Super Shifter prosseguiu hoje com o segundo dia de competição da quinta e última jornada dupla. Uma nova prova, totalmente independente de ontem.
Ricardo Borges, com um kart equipado com chassis Birel ART, foi o mais rápido nos treinos cronometrados, percorrendo os 1286 metros do traçado minhoto em 51,990s, pelo que garantiu a pole-position para a manga de qualificação, tendo a seu lado na grelha de partida André Serafim (Birel ART), o mais rápido entre os Masters. Da segunda linha, largaram Elias Barros (Birel ART) e Hugo Marreiros (Tonykart).

André Serafim

Na manga de qualificação, disputada em 11 voltas, à chuva, Ricardo Borges arrancou da pole-position, mas acabou por abandonar, assim como Kevin Saraiva (Kosmic), passando para a liderança João Barros (Birel ART), que largou da oitava posição. Contudo, o piloto de Paredes também viria a ser forçado a desistir à passagem da quarta volta, tendo Paulo Martins (Charles Leclerc) assumido a liderança e depois Rodrigo Lessa (Birel ART).
Na oitava volta, foi André Serafim quem passou para o comando e não mais o largou até final, para assim somar mais uma vitória à geral e na Master, com Hugo Marreiros – que fez a volta mais rápida em 54,283s – e Elias Barros a terminaram nas segunda e terceira posições, quer à geral quer na Master.
Rodrigo Lessa (Birel ART) – 1.º Sénior – terminou no quarto lugar, com Nuno Portela (DR) – 1.º Gentleman – e Fábio Mota (Sodikart) – 4.º Master – logo a seguir nas quinta e sexta posições, respetivamente. Paulo Martins – 2.º Gentleman – foi sétimo classificado, na frente de Márcio Moreira (Tonykart) – 5.º Master –, Vasco Lázaro (Kart Republic) – 6.º Master –, Bruno Frota (Parolin) – 7.º Master –, Joaquim Rocha – 3.º Gentleman – e Pedro Oliveira (Kosmic), 8.º Master. Sérgio Carvalho (Lenzokart) e Joseph Oliveira (Sodikart) foram forçados a abandonar à passagem da quinta volta.

Ricardo Borges

Na Corrida Final, disputada em 13 voltas, André Serafim largou da pole-position e dominou de princípio a fim, vencendo à geral e na Master, com a volta mais rápida em 52,834s. Uma bela prestação para festejar a revalidação do título de campeão nacional entre os Master.
A luta pela segunda posição envolveu quatro pilotos e ficou decidida na última volta a favor de Rodrigo Lessa. Contudo, o piloto de Paredes foi penalizado e caiu para a sexta posição – sendo 1.º na Sénior –, pelo que o lugar intermédio do pódio foi para Hugo Marreiros, seguindo-se Elias Barros e Fábio Mota que, por esta ordem, fecharam o top-4 à geral e na Master.

Paulo Martins

João Barros, que arrancou da 15.ª posição, viu a bandeira xadrez no 6.º lugar, mas foi promovido ao 5.º lugar face à penalização atribuída a Rodrigo Lessa – sendo 5.º na Master –, terminando logo a seguir Paulo Martins – que se sagrou campeão nacional Gentleman – e Vasco Lázaro, 6.º na Master. Kevin Saraiva foi nono classificado – 2.º na Sénior –, na frente de Márcio Moreira – 7.º na Master –, de Bruno Frota – 8.º na Master –, Nuno Portela – 2.º na Gentleman – e Sérgio Carvalho, 3.º na Gentleman.
Joaquim Rocha foi forçado a abandonar, assim como Ricardo Borges – mas com o título de campeão nacional X30 Super Shifter à geral e na Sénior já confirmado –, Pedro Oliveira e Joseph Oliveira.

Todas as classificações em: RESULTADOS – CPKARTING

Created by: fcairrao - 03/10/21

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter