Frederico Peters conquista título emocionante na categoria X30 do CPK

- Races
Frederico Peters sagrou-se campeão nacional da categoria X30 ao vencer a Final deste domingo, no Kartódromo Internacional de Braga, na quinta e última jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting KIA, disputada sob a organização da ACDME. Vice-campeão Luís Alves e Luís Leão também garantiram lugares no pódio, com Tomás Leitão e Diogo Martins a fecharem o top-5. Rui Chagas conquistou o título entre os Masters.

Por Ricardo S. Araújo
Fotos HelloFoto


Com quase 30 pilotos e muita emoção à mistura, a categoria X30 assistiu a um duelo memorável entre Frederico Peters e Luís Alves em Braga, com vantagem para o piloto alentejano, que fechou um fim de semana praticamente perfeito com vitórias na manga de qualificação e na Final deste domingo.

Frederico Peters

Nos treinos cronometrados, Peters e Alves ficaram separados por escassos 0,018s no topo da tabela de tempos, com Gabriel Caçoilo (Tonykart) e Diogo Martins (Tonykart) a partirem logo atrás.
Na manga de qualificação deste domingo, disputada em 13 voltas e com a pista escorregadia, os dois candidatos ao título passaram pela liderança, mas Peters ganhou vantagem na segunda metade da corrida e reforçou a ligeira vantagem pontual que trazia do dia anterior. Luís Alves, segundo a ver a bandeira de xadrez, foi penalizado por danos na carenagem frontal e desceu ao 3.º lugar, atrás de um competitivo Diogo Martins, com Duarte Pinto Coelho (Charles Leclerc) e João Miguel Oliveira (Tonykart) a fecharem o top 5. Luís Leão (Kart Republic) desceu ao 6.º lugar fruto de uma penalização por danos na carenagem frontal, seguido por Tomás Caixeirinho (Kart Republic) e por Mariana Machado (EKR), vitoriosa na classe feminina.

Mariana Machado

Entre os Master, Adolfo Castro (Tonykart) voltou a ser o mais rápido, tal como no sábado, mas João Fernandes (Birel ART) venceu entre os pilotos que pontuam para o CPK, na frente de Rui Chagas (Tonykart) e Pedro Paiva (Tonykart).


Luís Alves

Na Final, disputada em 14 voltas, Frederico Peters liderou da primeira à última volta e confirmou o seu quarto título de campeão nacional com mais uma vitória. Já na derradeira volta, Luís Alves conseguiu passar para o 2.º lugar e terminou, assim, o CPK com mais um pódio, sagrando-se vice-campeão nacional. Os lugares do pódio em Braga ficaram completos com Luís Leão, outro piloto que se mostrou muito rápido ao longo do CPK, o mesmo se podendo dizer do menos experiente Tomás Leitão, autor de uma notável recuperação de 10 lugares, rumo ao 4.º posto final.

Luís Leão

Diogo Martins lutou pelo 2.º lugar, mas viria a fechar o top 5, logo na frente de Tomás Caixeirinho e João Miguel Oliveira. Também muito próximos terminaram Gabriel Caçoilo, Mário Borges (Birel ART) e Lucas Vieira (Kart Republic), que assim fecharam os 10 primeiros na última Final do CPK, com Mariana Machado a terminar logo a seguir na 11.ª posição.

João Fernandes

Adolfo Castro voltou a terminar na frente entre os Master, mas João Fernandes repetiu a vitória da manga de qualificação para o CPK, na frente de Pedro Paiva. Apesar de não ter terminado a Final devido a um incidente, Rui Chagas confirmou o título de campeão nacional X30 Master nesta época de regresso à competição.

Rui Chagas

Caiu assim o pano sobre a temporada da categoria X30 do Campeonato de Portugal de Karting. Quase todos os pilotos presentes em Braga vão agora preparar a emblemática Taça de Portugal de Karting, a disputar nos dias 6 e 7 de novembro, em Leiria.

Todas as classificações em: RESULTADOS – CPKARTING

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter
Follow Us on Facebook