Frederico Peters com triunfo importante na categoria X30 do CPK em Braga

Columns: Races
Num dia marcado pela chuva, Frederico Peters venceu este sábado a prova da categoria X30 no Kartódromo Internacional de Braga, a contar para a quinta e última jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting KIA, sob a organização da ACDME. Tomás Caixeirinho e Gabriel Caçoilo completaram o pódio, enquanto David Gonçalves e Luís Alves fecharam o top-5.

Por Ricardo S. Araújo
Fotos HelloFoto


A luta pelo título de campeão nacional X30 está ao rubro e a primeira prova do fim de semana em Braga aproximou ainda mais os dois principais candidatos ao título: Luís Alves (CRG) e Frederico Peters (Birel ART). Registo para o terceiro classificado do CPK à chegada a Braga, Henrique Cruz, que não pôde alinhar na prova devido a um incidente sofrido nos treinos de sexta-feira.
Na sessão de treinos cronometrados, o espanhol Alvaro Garcia (Charles Leclerc) foi o mais rápido do pelotão (1m06,233s), tendo Gabriel Caçoilo (Tonykart) a seu lado na primeira linha da grelha, enquanto Tomás Leitão (Tonykart) e Frederico Peters partiam logo atrás.

Frederico Peters

Na primeira manga de qualificação, disputada em 13 voltas, Alvaro Garcia liderou durante as primeiras quatro voltas, mas Frederico Peters conseguiu ultrapassar o piloto espanhol e partiu rumo à vitória. Luís Alves terminou muito próximo do seu rival na luta pelo título, mas uma penalização de cinco segundos por danos na carenagem frontal remeteu o piloto de Guimarães para o 4.º lugar. Alvaro Garcia garantiu o 2.º lugar e Tomás Caixeirinho (Kart Republic) foi o 3.º classificado na primeira corrida do dia. O espanhol Sergio Pereira (Parolin) subiu sete lugares durante a manga e completou o top 5, enquanto João Miguel Oliveira (Tonykart) também fez uma boa recuperação e foi 6.º classificado, na frente de Gabriel Caçoilo, Duarte Pinto Coelho (Charles Leclerc), Tomás Leitão e Mariana Machado (EKR).
Entre os Master, vitória para Rui Chagas (Tonykart) na primeira manga de qualificação, com o líder do campeonato a terminar na frente de Pedro Paiva (Tonykart) e João Fernandes (Birel ART).

Tomás Caixeirinho

Na corrida decisiva, disputada em 14 voltas, Frederico Peters não deu hipóteses à concorrência e liderou da primeira à última volta, conseguindo uma vitória que o deixa muito próximo de Luís Alves na luta pelo título. Tomás Caixeirinho foi o 2.º classificado, a 2,1s de Peters, enquanto Gabriel Caçoilo assegurou mais um pódio esta temporada, na frente de David Gonçalves (Tonykart), autor de uma excelente recuperação de nove lugares.

Gabriel Caçoilo

Luís Alves completou os cinco primeiros na Final e mantém intactas as suas aspirações para o decisivo dia de domingo, enquanto os espanhóis Sergio Pereira e Christian Sendón (Birel ART) terminaram logo atrás. O top 10 da Final ficou completo com Lucas Vieira (Kart Republic), Mariana Machado e Duarte Pinto Coelho.

Mariana Machado

Nos Master, Rui Chagas repetiu a vitória da manga, sendo desta feita secundado por João Fernandes, com Pedro Paiva a completar o pódio. Registo ainda para o regresso do pentacampeão nacional Adolfo Castro (Tonykart), que embora não esteja inscrito no CPK, mostrou que ‘quem sabe nunca esquece’ ao lutar pelos primeiros lugares da geral em Braga.     

Rui Chagas

Amanhã, entre as 08h45 e as 16h15 cumpre-se o segundo dia desta quinta e última jornada dupla no KIB, que decidirá o novo campeão nacional.

Todas as classificações em: RESULTADOS – CPKARTING

Created by: fcairrao - 02/10/21

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter