Martim Meneses a ‘um passo’ de sagrar-se campeão nacional da categoria X30 Mini

Columns: Races
Martim Meneses venceu hoje na categoria X30 Mini do Campeonato de Portugal de Karting KIA, a contar para a quinta e última jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting KIA, que está a decorrer no Kartódromo Internacional de Braga, sob a organização da ACDME. Martim Marques e João Barros completaram o pódio, Gustavo da Silva e o espanhol Manuel Míguez Gayoso fecharam o top-5.

Por Filipe Cairrão
Fotos HelloFoto


Numa prova disputada à chuva, o madeirense Martim Meneses, com um kart equipado com chassis Tonykart, foi o mais rápido nos treinos cronometrados, percorrendo os 1286 metros do traçado bracarense em 1m01,095s, garantindo assim a pole-position para a manga de qualificação, tendo a seu lado na grelha de partida João Barros (Parolin). Da segunda linha, largaram Gustavo da Silva (Birel ART) e Martim Marques (Charles Leclerc).

Martim Meneses

Na manga de qualificação, disputada em 10 voltas, Martim Meneses partiu da pole-position, mas João Barros assumiu a liderança logo na primeira volta, tendo na seguinte passado para o comando Martim Marques. A partir da sexta volta, João Barros regressou à liderança e até final conseguiu conservá-la e vencer, resistindo às investidas de Martim Marques e de Martim Meneses, que viram a bandeira xadrez nas segunda e terceira posições, respetivamente.
Contudo, Martim Marques foi penalizado por danos na carenagem frontal e caiu para o quarto lugar, tendo Gustavo da Cunha (Kart Republic) – que rubricou a volta mais rápida em 1m07,758s – sido o terceiro classificado. António Macedo (Kosmic) encerrou o top-5, terminando logo a seguir Gustavo da Silva, na frente do espanhol Manuel Miguéz Gayoso (Kart Republic) e de Xavier Lázaro (Kart Republic).
Mais atrás outras disputadas animadas, com Diogo Caetano a garantir a nona posição e Afonso Lopes a fechar o top-10, na frente de Gabriela Teixeira (DR), de Tomás Lobo (Charles Leclerc) e de Mário Silva Lora (Kosmic). Tomás Fernandes (Kosmic), que foi o quinto mais rápido nos treinos cronometrados, teve problemas na partida e não completou uma volta. João Maria Pereira, ainda a recuperar da cirurgia ao apêndice, não pôde disputar esta jornada.

Martim Marques

Na Corrida Final, disputada em 13 voltas, João Barros arrancou assim da pole-position, tendo Martim Meneses a seu lado na grelha de partida. Da segunda linha, arrancaram Gustavo da Cunha e Martim Marques.
Martim Meneses revelou-se mais forte desde o início da corrida e liderou de princípio a fim, enquanto Martim Marques e João Barros, após constantes trocas de posição, foram os segundo e terceiro classificados, respetivamente.

João Barros

Gustavo da Silva assegurou o quarto lugar, seguindo-se o espanhol Manuel Míguez Gayoso e Xavier Lázaro, que rodou até à entrada para a antepenúltima volta na quarta posição. Afonso Lopes viu a bandeira xadrez na sétima posição, mas uma penalização fez com que caísse para o 10.º lugar, pelo que foi Tomás Lobo a ficar com o sétimo lugar, na frente de Diogo Caetano, Gabriela Teixeira, António Macedo e Mario Silva Lora, respetivamente. Gustavo da Cunha, que largou da terceira posição, foi forçado a abandonar logo após a primeira volta, tendo pior sorte Tomás Fernandes que nem uma volta completou.  

Gabriela Teixeira

Amanhã, entre as 08h45 e as 16h15 cumpre-se o segundo dia desta quinta e última jornada dupla em Braga.

Todas as classificações em: RESULTADOS – CPKARTING

Created by: fcairrao - 02/10/21

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter