Afonso Lopes ganha na Micro-Max, João Barros e Duarte Alves festejam títulos

Columns: Races
Afonso Lopes venceu a quinta e última prova do Rotax Max Challenge Portugal 2021 da categoria Micro-Max, disputada este domingo no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização do Motorsport Viana Clube. Pedro Nunes e Jorge Saraiva completaram o derradeiro pódio, mas João Barros garantiu a conquista do título, o mesmo sucedendo com Duarte Alves na Micro-Academy.

Por Ricardo S. Araújo
Fotos HelloFoto


Depois de Portimão, Viana do Castelo, Baltar e Braga, a época do Rotax Max Challenge Portugal terminou este fim de semana, no Bombarral. Na categoria Micro-Max, Jorge Saraiva (CRG) liderou a sessão de treinos cronometrados, com uma volta em 52,136s, logo seguido por Afonso Lopes (Tonykart), João Barros (Parolin) e Pedro Nunes (Tonykart). Apesar de ter mostrado a sua rapidez quer nos treinos quer nas corridas, David Luís (Topkart), outro forte candidato ao título, seria mais tarde desclassificado do evento, por alegada irregularidade técnica no seu kart.

Afonso Lopes venceu a prova do Bombarral na categoria Micro-Max

A Final 1, disputada em 12 voltas, foi ganha por Afonso Lopes, que conseguiu passar para a frente do pelotão durante a oitava volta. Afonso Lopes geriu depois a vantagem sobre Jorge Saraiva e João Barros, que protagonizaram um emocionante duelo que os levou a cortar a linha de meta separados por 0,051s. Pedro Nunes e Mário Silva Lora (Tonykart) completaram o top-5 na corrida inaugural.

Duarte Alves venceu a prova do Bombarral na categoria Micro-Academy

Entre os jovens pilotos da categoria Academy, que voltaram a partilhar a pista com a categoria Micro-Max, Duarte Alves (Parolin) começou por ser o mais rápido nos treinos cronometrados e depois confirmou o favoritismo na Final 1, onde terminou na frente de António Macedo (Kosmic), o autor da volta mais rápida, e de Guilherme Morgado (Birel ART). Vicente Correia (Madcroc) e Aya Delbrassine (Birel ART) também deram o seu melhor e completaram o top-5 na primeira corrida do dia.

João Barros somou os pontos necessários para se tornar no novo campeão Micro-Max

Na Final 2, igualmente disputada em 12 voltas, David Luís foi o primeiro a ver a bandeira de xadrez, mas não pôde festejar a vitória, devido à posterior desclassificação. Pedro Nunes e Afonso Lopes encetaram um grande duelo e terminaram separados por 0,081s, com a vitória a ficar para Pedro Nunes. João Barros foi o 3.º classificado e com este resultado pôde festejar a conquista do título da categoria Micro-Max, terminando a corrida na frente de Jorge Saraiva e Mário Silva Lora.

Pedro Nunes, Afonso Lopes e Jorge Saraiva garantiram o pódio da Micro-Max no Bombarral

Na Academy, António Macedo terminou o Troféu a ganhar, vencendo a Final 2 na frente do novo campeão da categoria, Duarte Alves, enquanto Guilherme Morgado repetiu o 3.º lugar. Sem nunca baixar os braços, Aya Delbrassine foi desta vez a 4.ª classificada com uma curta vantagem sobre Vicente Correia.

António Macedo, Duarte Alves e Guilherme Morgado asseguraram o pódio da Academy no Bombarral

Com o somatório destes resultados, Afonso Lopes venceu a quinta e última prova da época na Micro-Max, subindo ao pódio do Bombarral acompanhado por Pedro Nunes e Jorge Saraiva. João Barros foi o 4.º classificado mas, ao vencer a categoria em Portugal, será o representante luso nas Finais Mundiais Rotax, que se realizarão entre 11 e 18 de dezembro, no Bahrain, competição que habitualmente reúne 360 pilotos oriundos de 60 países.

João Maria Pereira, João Barros e o 'rookie' Afonso Lopes completaram o pódio do Troféu Rotax Micro-Max 2021

João Maria Pereira, apesar de não ter alinhado na prova do Bombarral, por ter sido submetido a uma cirurgia ao apêndice, garantiu o segundo lugar e Afonso Lopes, campeão na Micro-Academy em 2020, foi um honroso terceiro classificado no Troféu. Pedro Nunes garantiu com mérito o quarto lugar, na vfrente de David Luís e do ‘rookie’ Mario Silva Lora.


Guilherme Morgado, Duarte Alves e Aya Delbrassine no pódio do Troféu Rotax Academy 2021

Na Academy, Duarte Alves garantiu o título e mais uma vitória, desta feita com os mesmos pontos que acumulou António Macedo (que fez a sua segunda prova da carreira), mas com vantagem final devido ao resultado na qualificação. Guilherme Morgado também subiu ao pódio no KIRO, enquanto Vicente Correia e Aya Delbrassine também mostraram que têm potencial de evolução e completaram a classificação final. Guilherme Morgado e Aya Delbrassine foram os segundos e terceiros classificados no Troféu.

Todas as classificações em: TROFÉU ROTAX 2021 - BOMBARRAL

Created by: fcairrao - 05/09/21

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter