Cores nacionais em destaque na 3.ª prova das IAME Euro Series da X30 Mini em Itália

- Races
A terceira prova da IAME Euro Series da categoria X30 Mini – disputada desde quinta-feira por 54 pilotos de várias nacionalidades – terminou hoje na pista italiana de Castelletto.

Por Filipe Cairrão
Foto HelloFoto, em Castelletto (Itália)


Os pilotos portugueses que alinharam na terceira prova da IAME Euro Series da categoria X30 Mini, no circuito italiano de Castelletto, mereciam resultados bem mais positivos.

Rodrigo Seabra

Entre 54 participantes, Rodrigo Seabra (FA), integrado na equipa britânica Oliver Rowland Motorsport, depois de ser 9º classificado nos treinos cronometrados, com um 11.º lugar e duas vitórias, foi 2.º classificado no final das mangas de qualificação, pelo que garantiu o apuramento direto para a Final, tendo antes de disputar a Pré-Final. Nesta, disputada por 36 concorrentes, o piloto da Maia depois de largar da segunda posição viu-se envolvido num incidente que fez com que visse a bandeira xadrez no 15.º lugar, sendo depois relegado para o 31.º posto devido a uma penalização. Na Final, Rodrigo Seabra teve assim de arrancar da 31.ª posição, mas na quarta volta já rodava no 10.º lugar, tendo, contudo, na volta seguinte, caído para o 34.º lugar devido a um incidente. O jovem português manteve-se na corrida e ainda acabou por terminar na 27.ª posição.


Martim Marques

Martim Marques, que se estreou pela equipa britânica Fusion Motorsport, com um kart equipado com chassis Kart Republic, depois de ser 23.º classificado nos treinos cronometrados, com um 12.º, um 18.º e um 10.º lugares, foi 25.º classificado no final das mangas de qualificação e garantiu o apuramento direto para a Final. Na Pré-Final, cujos resultados determinam a grelha de partida para a Final, o jovem piloto de Vila Nova de Gaia fez uma corrida de grande nível, ao recuperar do 25.º até ao 15.º lugar, pelo que arrancou para a Final da 15.ª posição. Martim Marques não teve, contudo, sorte na corrida decisiva, já que vários toques e a queda do spoiler dianteiro fizeram com que terminasse na 34.º posição, com uma penalização de cinco segundos devido à queda spoiler.


Lorenzo Campos

O luso-angolano Lorenzo Campos (Tonykart), inscrito pela equipa Gamoto, apesar de ter sido 52.º classificado nos treinos cronometrados e de ter terminado as mangas de qualificação no 43.º lugar, nunca baixou os braços e correu atrás do prejuízo, sobretudo na corrida de repescagem, onde os seis primeiros classificados eram apurados para a Final.
Depois de largar da 13.ª posição, Lorenzo Campos recuperou até ao 4.º lugar final – com a volta mais rápida em 55,563s – qualificando-se assim para a corrida decisiva.
Na Pré-Final, após arrancar da 34.ª posição, o piloto luso-angolano voltou a fazer mais uma excelente recuperação até ao 21.º lugar, enquanto que na Final, Lorenzo Campos viu a bandeira xadrez na 19.ª posição, numa prova ganha pela espanhola Luna Fluxa (Kart Republic).


Romeu Mello

Romeu Mello (Birel ART) começou por ser 35.º classificado nos treinos cronometrados e depois não teve muita sorte nas mangas de qualificação, já que terminou no 44.º lugar, tendo assim de disputar a corrida de repescagem. Nesta, o jovem piloto português terminou na 14.ª posição, falhando assim o acesso à Final.

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter
Follow Us on Facebook