Jesse Doorgeest vitorioso na categoria Sénior Max do Troféu Rotax em Braga

Columns: Races
Jesse Doorgeest ganhou, este domingo, a quarta prova da categoria Sénior Max do Rotax Max Challenge Portugal, disputada no Kartódromo Internacional de Braga, sob a organização do Motorsport Viana Clube. Diogo Marujo e Gabriel Caçoilo também subiram ao pódio no Minho, com Frederico Peters e Tomás Leitão a completarem o top 5. Anastacia Khomyn venceu a classe feminina.

Por Ricardo S. Araújo
Fotos HelloFoto


Após a jornadas em Portimão, Viana do Castelo e Baltar, o Rotax Max Challenge Portugal rumou a Braga a voltou a ter na Sénior Max a categoria mais concorrida, com mais de duas dezenas de pilotos em pista.
Frederico Peters (Birel ART) chegava à ronda minhota na frente da competição, mas nos treinos cronometrados foi Jesse Doorgeest (Kart Republic) a garantir a pole position, com uma volta em 53,687s. Diogo Marujo (Tonykart) acompanhava o piloto holandês na primeira linha da grelha, enquanto Gabriel Caçoilo (Tonykart) e Peters partiam logo atrás.

Jesse Doorgeest

Na Final 1, disputada em 15 voltas, Jesse Doorgeest manteve-se na frente do extenso pelotão no arranque e depois conseguiu suster a pressão dos seus adversários, garantindo a vitória na corrida inaugural. Gabriel Caçoilo rodou sempre muito perto do jovem holandês radicado em Portugal, começando o dia com o 2.º lugar na Final 1, logo na frente de Diogo Marujo, que registou a volta mais rápida da corrida (54,251s). Frederico Peters conseguiu pontos importantes para o campeonato com o 4.º lugar, enquanto Tomás Leitão (Kart Republic) também começou o dia de forma positiva, rodando quase toda a corrida dentro do top 5.
Diogo Marques (Tonykart), segundo classificado do troféu à chegada a Braga, foi o terceiro piloto a ver a bandeira de xadrez na Final 1, mas uma penalização de cinco segundos por danos na carenagem frontal relegou-o para o 6.º lugar final. Diogo Faria (Tonykart) foi um meritório 7.º classificado, logo na frente de Pedro Nascimento (Tonykart), autor de uma excelente recuperação de cinco lugares. Rodrigo Silva (Praga) e Micael Vitória (Tonykart) também integraram o top 10 na corrida inaugural, enquanto Francisca Queiroz (Kosmic) subiu seis posições até ao 11.º lugar, triunfando na classe feminina na frente de Liliana Barros (Tonykart) e Anastacia Khomyn (DR). Rodrigo Santos (Kosmic) chegou a rodar dentro do top 10, mas uma penalização fez com que caísse para o 12.º lugar. Por outro lado, David Gonçalves (Tonykart) e Tiago Rafael (Tonykart) rodaram igualmente nos 10 primeiros, mas foram forçados a abandonar sensivelmente a meio da corrida.

Diogo Marujo

Vários pilotos em destaque
Na Final 2, igualmente disputada em 15 voltas, Jesse Doorgeest voltou a arrancar na frente, mas Diogo Marujo manteve-se sempre muito perto e conseguiu passar para a liderança durante a quinta volta. A partir daí, o jovem piloto de Mafra concentrou-se em ‘abrir’ uma pequena mas importante vantagem sobre os seus perseguidores, conseguindo mesmo a sua segunda vitória em Finais, depois do triunfo na prova inaugural, em Portimão. Com uma ponta final muito forte, Gabriel Caçoilo conseguiu ultrapassar Jesse Doorgeest na penúltima volta e repetiu o 2.º lugar da Final 1, com o jovem holandês a completar os lugares do pódio. Tomás Leitão e Frederico Peters discutiram o 4.º lugar até aos metros finais, com vantagem para o experiente piloto alentejano, que assim minimizou as perdas para Diogo Marujo no campeonato. Tomás Leitão voltou a dar boas indicações, com novo 5.º lugar, enquanto Pedro Nascimento (Tonykart) esteve ainda melhor do que na corrida anterior, subindo ao 6.º posto.

Gabriel Caçoilo

Diogo Marques atrasou-se na luta pelo título com nova penalização por danos na carenagem frontal, descendo ao 7.º lugar, com Rodrigo Silva e David Gonçalves (Tonykart) a terminarem logo atrás. A jovem Anastacia Khomyn foi um dos destaques da Final 2, já que mostrou o seu potencial com um top 10 à geral e a vitória na classe feminina, na frente de Liliana Barros e Francisca Queiroz.

Anastacia Khomyn

Diogo Marujo, Jesse Doorgeest e Gabriel Caçoilo no pódio da categoria Sénior Max

Com o somatório destes resultados, Jesse Doorgeest e Diogo Marujo terminaram com os mesmos pontos, mas o piloto holandês venceu a prova de Braga, devido ao resultado nos treinos cronometrados. Gabriel Caçoilo também subiu ao pódio final, a apenas um ponto destes dois pilotos, com Frederico Peters a manter o comando do troféu, fruto do 4.º lugar. Tomás Leitão garantiu o 5.º lugar final, Diogo Marques foi o 6.º classificado da prova, enquanto Pedro Nascimento, Rodrigo Silva, Diogo Faria e Anastacia Khomyn completaram o top 10 final em Braga.

A quinta e decisiva prova do Rotax Max Challenge Portugal será disputada nos dias 4 e 5 de setembro, no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral.

Todas as classificações em: TROFEU ROTAX 2021 - BRAGA Results (apex-timing.com)

Created by: fcairrao - 25/07/21

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter