Rodrigo Vilaça triunfa em ‘casa’ na categoria Júnior do Troféu Rotax

Columns: Races
Rodrigo Vilaça ganhou a quarta prova do Rotax Max Challenge Portugal da categoria Júnior, disputada este domingo no Kartódromo Internacional de Braga, sob a organização do Motorsport Viana Clube. Francisco Macedo e Pedro Cachada acompanharam o jovem bracarense no pódio final, com Tomás Gomes e João Dinis dentro do top 5.

Por Ricardo S. Araújo
Fotos HelloFoto


Pedro Cachada (Tonykart) chegava a Braga na liderança da categoria Júnior, mas seria Rodrigo Vilaça (Tonykart) a garantir a pole-position nos treinos cronometrados, com uma volta em 54,787s. Cachada acompanha o piloto de Braga na primeira linha da grelha de partida, com Tomás Gomes (Kosmic) e o estreante Francisco Macedo (Kosmic) logo atrás.

Rodrigo Vilaça

Na Final 1, disputada em 15 voltas, Pedro Cachada arrancou melhor e colocou-se na frente do pelotão, mas Rodrigo Vilaça conseguiu assumir o comando à passagem da terceira volta. Estes dois pilotos rodaram sempre muito próximos até ao final, mas Vilaça conseguiu suster a pressão de Cachada (volta mais rápida, em 55,053s) e começou o dia com uma vitória, com uma vantagem de 0,084s.
Francisco Macedo - que faz a sua estreia absoluta no Karting de competição - conseguiu ‘saltar’ para o 3.º lugar logo nas voltas iniciais, e depois distanciou-se dos pilotos que o seguiam, para garantir o derradeiro lugar do pódio. Tomás Gomes também rodou no 4.º lugar até ao final, com João Dinis (Tonykart) a aproximar-se do piloto bracarense nas últimas voltas e a garantir o top 5. Henrique de Oliveira (Tonykart) continua a dar indicações positivas no seu ano de estreia na Júnior e foi 6.º na Final, terminando na frente do ‘rookie’ Tomás Teixeira (Kart Republic) e Leandro Carvalho (Tonykart), que foi obrigado a abandonar à passagem da sexta volta.

Francisco Macedo

A Final 2, igualmente disputada em 15 voltas, teve Tomás Gomes a arrancar na frente do pelotão, mas Pedro Cachada conseguiu passar para a liderança logo na segunda volta, com estes dois pilotos a encetarem, depois, um duelo pela vitória. O piloto de Esposende confirmou a vitória na Final 2, embora com apenas 0,3s de vantagem sobre Tomás Gomes, que registou ainda a volta mais rápida da corrida. Rodrigo Vilaça foi o 3.º piloto a ver a bandeira de xadrez, mas seria penalizado no final com 10 segundos, por alegada partida irregular, sendo relegado para o 5.º posto. Francisco Macedo ascendeu ao 3.º lugar, apesar de também ter sido penalizado por saída parcial dos corredores de partida, enquanto Leandro Carvalho fez uma boa recuperação de três lugares, rumo ao 4.º posto da Final 2. Seguiram-se Rodrigo Vilaça, João Dinis, Henrique de Oliveira e Tomás Teixeira, estes três últimos também penalizados.

Pedro Cachada

Estreante Francisco Macedo venceu a Final 3
Na Final 3, Rodrigo Vilaça largava da pole-position, mas Pedro Cachada voltou a passar para o primeiro lugar logo na fase inicial. Contudo, a partida de Pedro Cachada e a de Tomás Gomes (autor da volta mais rápida) seriam consideradas irregulares pelos comissários desportivos, sendo ambos penalizados em 10 segundos. Com isso o estreante Francisco Macedo confirmou o seu potencial ao obter a primeira vitória da sua carreira no Rotax Max Challenge Portugal, com uma vantagem de 1,7s sobre Rodrigo Vilaça. Henrique de Oliveira igualou o melhor resultado da sua época até ao momento, com o 3.º lugar, terminando na frente de João Dinis e Leandro Carvalho, que garantiram o top 5 na derradeira corrida do dia.

Francisco Macedo, Rodrigo Vilaça e Pedro Cachada no pódio da categoria Júnior

Com estes resultados, Rodrigo Vilaça e Francisco Macedo terminaram com o mesmo número de pontos (155), mas o campeão em título da categoria Mini foi o vencedor da prova de Braga, devido ao resultado nos treinos cronometrados. Pedro Cachada ficou a um ponto destes dois pilotos e subiu ao 3.º lugar do pódio, com Tomás Gomes e João Dinis a completarem os cinco primeiros, na frente de Henrique de Oliveira, Tomás Teixeira e Leandro Carvalho.

A quinta e última prova do Rotax Max Challenge Portugal será disputada no Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, nos dias 4 e 5 de setembro.

A quinta e decisiva prova do Rotax Max Challenge Portugal será disputada nos dias 4 e 5 de setembro, no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral.

Todas as classificações em: TROFEU ROTAX 2021 - BRAGA Results (apex-timing.com)

Created by: fcairrao - 25/07/21

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter