Frederico Peters isola-se no comando da categoria Sénior do Troféu Rotax em Baltar

Columns: Races
Frederico Peters venceu a terceira prova do Rotax Max Challenge Portugal da categoria Sénior Max, disputada este domingo no Kartódromo de Baltar, sob a organização do Motorsport Viana Clube. Tomás Leitão e Diogo Marujo também estiveram em grande destaque em Baltar, com Gabriel Caçoilo e Diogo Marques a completarem o top-5. Francisca Queiroz venceu na classe feminina.

Por Ricardo S. Araújo
Fotos HelloFoto


Depois de Portimão e Viana do Castelo, o Kartódromo de Baltar recebeu a terceira jornada do Rotax Max Challenge Portugal na competitiva categoria Sénior Max. Num extenso pelotão com duas dezenas de concorrentes, Tomás Leitão (Kart Republic) começou por ser o mais rápido na sessão de treinos cronometrados, com uma volta em 47,442s, logo seguido por Pedro Nascimento (Tonykart), que rodou em 47,502s. Rodrigo Silva (Praga) e Diogo Marujo (Tonykart) partiram para a primeira corrida do dia da segunda linha da grelha.

Frederico Peters

Na Final 1, disputada em 15 voltas, Tomás Leitão confirmou a sua rapidez e garantiu mesmo a sua primeira vitória no Troféu Rotax, naquela que é apenas a sua segunda época na competição. Diogo Marujo, envolvido na luta pelo título, foi o mais direto perseguidor do piloto de Oeiras, terminando no 2.º lugar e com a volta mais rápida da corrida (48,000s). Líder da competição à chegada a Baltar, Frederico Peters (Birel ART) conseguiu recuperar até ao 3.º lugar na corrida inaugural, seguindo-se a cada vez mais rápida Francisca Queiroz (Kosmic), que obteve um notável 4.º posto à geral e o triunfo na classe feminina, ficando a 51 milésimos de segundo da volta mais rápida!
Diogo Marques (Tonykart), que chegou a Baltar empatado com Frederico Peters no topo do campeonato, conseguiu um top 5 a abrir, terminando logo na frente de Rodrigo Silva (Praga), penalizado em três segundos por partida irregular, Gabriel Caçoilo (Tonykart) e Tiago Rafael (Tonykart). O top 10 da Final 1 ficou completo com Rodrigo Santos (Topkart) e Noah Silva (CRG).

Tomás Leitão

Na Final 2, igualmente disputada em 15 voltas, Frederico Peters passou para o comando logo na primeira volta e depois conseguiu sempre manter uma curta mas importante vantagem para Diogo Marujo e Gabriel Caçoilo. O piloto de Évora triunfou na Final 2, na frente de Marujo (novamente autor da volta mais rápida, em 47,890s) e Caçoilo, com Tomás Leitão a ficar desta vez às portas do pódio, na frente de Diogo Marques. Noah Silva protagonizou uma excelente recuperação desde o 12.º lugar e terminou no 6.º posto, com Francisca Queiroz a registar mais uma boa corrida, com o 7.º lugar e a vitória entre as concorrentes femininas. Seguiram-se Tiago Rafael, Diogo Faria (Tonykart) e Paulo Rocha (Tonykart), que também terminaram entre os 10 primeiros.

Diogo Marujo

Com o somatório destes resultados, Frederico Peters foi o vencedor da terceira prova da temporada, com um total de 105 pontos, mais um do que Tomás Leitão e Diogo Marujo, algo que deixa a discussão pelo título da categoria Sénior Max ao rubro. Gabriel Caçoilo foi o 4.º classificado final em Baltar, na frente de Diogo Marques. Francisca Queiroz foi a 6.ª classificada e voltou a ganhar a classe feminina, com Tiago Rafael, Noah Silva, Diogo Faria e Rodrigo Santos a completaram o top-10 final em Baltar.

Tomás Leitão, Frederico Peters e Diogo Marujo no pódio da categoria Sénior Max

A quarta prova está agendada para 25 de julho e será disputada no Kartódromo Internacional de Braga. Recordamos que o vencedor fica qualificado para as Finais Mundiais Rotax, que este ano serão disputadas no Bahrain, entre 11 e 18 de dezembro.

Francisca Queiroz

Todas as classificações em: TROFÉU ROTAX 2021 - BALTAR Results (apex-timing.com)

Created by: fcairrao - 27/06/21

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter