Triunfo de João Barros no Troféu Rotax Micro-Max após vitórias repartidas em Baltar

Columns: Races
João Barros venceu a terceira prova do Rotax Max Challenge Portugal da categoria Micro-Max, disputada este domingo no Kartódromo de Baltar, sob a organização do Motorsport Viana Clube. Pedro Nunes e David Luís também terminaram no top-3, enquanto Duarte Lopes foi o vencedor na Academy, seguido por Guilherme Morgado e Aya Delbrassine.

Por Ricardo S. Araújo
Fotos HelloFoto


Depois de Portimão e Viana do Castelo, o Kartódromo de Baltar recebeu a terceira jornada do Rotax Max Challenge Portugal nas categorias Micro-Max e Academy. David Luís (Topkart) começou por estabelecer a pole position na sessão de treinos cronometrados, com uma volta em 1m02,334s, partilhando a primeira linha da grelha com Pedro Nunes (Kosmic). Ricardo Gonçalves (Tonykart) e João Barros (Parolin) arrancavam logo atrás para a Final 1.

João Barros

Na primeira corrida do dia, disputada em 12 voltas, Pedro Nunes, David Luís e Ricardo Gonçalves lutaram pela vitória e Gonçalves seria o primeiro a ver a bandeira de xadrez, sendo, no entanto, desqualificado por irregularidade na gasolina do seu kart. David Luís também sofreu uma penalização de cinco segundos por danos na carenagem frontal, descendo ao 4.º lugar, com Pedro Nunes a triunfar na Final 1, logo na frente do autor da volta mais rápida, João Barros (53,075s). Mario Lora (Tonykart) também terminou nas posições do pódio, enquanto Afonso Lopes (Tonykart) e João Maria Pereira (Tonykart) terminaram no 5.º e 6.º lugares, respetivamente. Entre os jovens pilotos da Academy, vitória para Duarte Lopes (FA), que já tinha sido o mais rápido nos treinos cronometrados. Guilherme Morgado (Birel ART) e Aya Delbrassine (Birel ART) terminaram nos lugares seguintes.

Pedro Nunes

Na Final 2, também disputada em 12 voltas, não houve qualquer penalização e David Luís pôde confirmar a sua rapidez, registando a volta mais rápida (53,207s) e vencendo com uma vantagem de 3,3s para Ricardo Gonçalves. João Barros garantiu mais um top 3, enquanto João Maria Pereira recuperou até ao 4.º lugar, na frente de Pedro Nunes, Afonso Lopes e Mário Lora. Duarte Lopes voltou a vencer na Academy, na frente de Guilherme Morgado (autor da volta mais rápida, em 53,708s), enquanto Aya Delbrassine foi obrigada a abandonar após quatro voltas.

David Luís

A prova de Baltar teve uma terceira Final para as categorias Micro e Academy, com João Maria Pereira a bater toda a concorrência na derradeira corrida do dia. Estabelecendo ainda a volta mais rápida da corrida (53,040s), João Maria Pereira venceu a Final 3 na frente de João Barros, que liderou grande parte da corrida. Pedro Nunes completou os lugares do pódio, terminando na frente de Afonso Lopes, Mário Lora, David Luís e Ricardo Gonçalves. A classificação na Academy foi a mesma das corridas anteriores, com Duarte Lopes, Guilherme Morgado e Aya Delbrassine nos primeiros lugares.

Pedro Nunes, João Barros e David Luís no pódio da Micro-Max

No somatório dos resultados das três Finais, João Barros garantiu uma motivadora vitória em ‘casa’, já que o jovem piloto de Paredes acumulou um total de 105 pontos na prova, mais um do que Pedro Nunes, o 2.º classificado. David Luís também esteve em bom plano e terminou a prova nos lugares do pódio, com os mesmos pontos de João Maria Pereira. Afonso Lopes completou o top 5 final, na frente de Mário Lora e Ricardo Gonçalves. Na categoria Academy, Duarte Lopes foi naturalmente o vencedor da prova, na frente dos também promissores Guilherme Morgado e Aya Delbrassine.

Duarte Lopes

A quarta prova está agendada para 25 de julho e será disputada no Kartódromo Internacional de Braga. Recordamos que o vencedor da categoria Micro-Max fica qualificado para as Finais Mundiais Rotax, que este ano serão disputadas no Bahrain, entre 11 e 18 de dezembro.

Guilherme Morgado

Aya Delbrassine

Guilherme Morgado e Duarte Lopes


Todas as classificações em: TROFÉU ROTAX 2021 - BALTAR Results (apex-timing.com)

Created by: fcairrao - 27/06/21

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter