Luís Alves somou hoje em Baltar nova vitória para o CPK da categoria X30

Columns: Races
Luís Alves dominou hoje na categoria X30 (Sénior) do Campeonato de Portugal de Karting KIA, a contar para a terceira jornada dupla que está a decorrer no Kartódromo de Baltar, com a organização a cargo do Clube Automóvel do Minho (CAM). Frederico Peters e Luís Leão completaram o pódio. Na categoria X30 Master, triunfou de João Fernandes, na frente de Fernando Alves, Pedro Paiva e Rui Chagas, respetivamente.

Por Filipe Cairrão
Fotos HelloFoto e FCJ/Filipe Cairrão Jerónimo


Com 30 pilotos em pista, Luís Alves, com um kart equipado com chassis CRG, foi o mais rápido nos treinos cronometrados, percorrendo os 1023 metros da pista localizada no concelho de Paredes em 47,705s, pelo que garantiu a pole-position para a manga de qualificação, tendo a seu lado na grelha de partida Frederico Peters (Birel ART). Da segunda linha, largaram Gabriel Caçoilo (Tonykart) e Luís Leão (Kart Republic).
Na manga de qualificação, disputada em 16 voltas, Luís Alves largou da pole-position e tirou dela o melhor proveito para liderar de princípio a fim, mostrando um andamento muito forte, que lhe permitiu também rubricar a volta mais rápida em 48,368s.

Luís Alves

Frederico Peters garantiu com autoridade a segunda posição, enquanto Luís Leão resistiu às investidas de Mariana Machado (EKR) – 1.ª na classe feminina – na luta pelo terceiro lugar. Jesse Doorgeest (Kart Republic) viu a bandeira xadrez no quinto posto, mas uma penalização relegou-o para o 11.º lugar, tendo assim, Henrique Cruz (Kart Republic) encerrado o top-5.
Gabriel Caçoilo (Tonykart) foi sexto classificado, na frente de Duarte Pinto Coelho (Charles Leclerc), de Tomás Caixeirinho (Kart Republic), de João Miguel Oliveira (Tonykart) e de Tomás Leitão (Kart Republic), que fechou o top-10.

Frederico Peters

Rui Chagas (Tonykart) cruzou a meta na 12.ª posição, sendo o primeiro da X30 Master, mas uma penalização, fez com que caísse para o 18.º lugar e para o segundo da categoria Master, tendo a vitória ficado na posse do estreante Fernandes Alves (Tonykart). João Fernandes (Birel ART) e Pedro Paiva (Tonykart) foram, respetivamente, os terceiro e quarto classificados da categoria X30 Master.  

Luís Leão

Na Corrida Final, disputada em 18 voltas, Luís Alves arrancou da pole-position, tendo a seu lado na grelha de partida Frederico Peters. Da segunda linha, largaram Luís Leão e Mariana Machado.
O piloto de Guimarães esteve novamente muito forte e a partir da quinta volta passou a estar mais destacado na liderança, conseguindo conservá-la até ao fim, para somar mais uma vitória e passar para o comando do campeonato.
Frederico Peters – que partiu para esta terceira jornada dupla na primeira posição em igualdade pontual (88 pontos) com Luís Alves – foi quem deu maior réplica ao piloto vimaranense na parte inicial da corrida. Contudo, o eborense acabaria por ser segundo classificado, com Gabriel Caçoilo a terminar logo a seguir no terceiro posto, mas viria a ser penalizado e caiu para o sétimo lugar.

Mariana Machado

Assim, foi Luís Leão quem completou o pódio, enquanto Mariana Machado – 1.ª na classe feminina – e Henrique Cruz (que ainda rodou no quarto lugar) fecharam o top-5.
Jesse Doorgeest garantiu o sexto lugar, Gabriel Caçoilo, como já mencionámos, foi sétimo classificado, seguindo-se Tomás Caixeirinho, Santiago Ribeiro e Duarte Pinto Coelho para encerrarem, por esta ordem, o top-10.

João Fernandes
 
João Fernandes venceu na X30 Master, Fernando Alves foi segundo classificado após uma penalização, enquanto Pedro Paiva foi forçado a abandonar à passagem da 12.ª volta e Rui Chagas após a quarta volta.

Amanhã, entre as 08h45 e as 16h15, cumpre-se o segundo dia desta terceira jornada dupla em Baltar.

Todas as classificações em: RESULTADOS – CPKARTING

Created by: fcairrao - 12/06/21

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter