Coutinho na DD2 e Kieltyka na DD2 Master voltam a vencer no Troféu Rotax

Columns: Races
O Rotax Max Challenge Portugal 2021 da categoria DD2 (a partir dos 15 anos de idade) e DD2 Master (para pilotos com idade igual ou superior a 32 anos) cumpriu hoje a segunda prova no Kartódromo de Viana do Castelo, sob a organização do Motorsport Viana Clube.

Por Filipe Cairrão
Fotos HelloFoto


O ‘rookie’ Martim Nunes, com um kart equipado com chassis Tonykart, foi o mais rápido nos treinos cronometrados, percorrendo os 1117 metros da pista minhota em 47,665s, pelo que garantiu a pole-position para a Final 1, tendo a seu lado na grelha de partida José Barros (Tonykart). Da segunda linha, largaram Gonçalo Coutinho (Kosmic) e Rodrigo Lessa (Tonykart).

Gonçalo Coutinho

Na Final 1, disputada em 15 voltas, Martim Nunes largou da pole-position e manteve a primeira posição até à passagem da quarta volta, altura em José Barros passou para a liderança. Na última volta, o piloto do Porto foi surpreendido por Gonçalo Coutinho, que viu a bandeira xadrez na primeira posição (com a volta mais rápida em 43,170s), terminando logo a seguir José Barros, com uma desvantagem de apenas 0,289s. Contudo, Barros viria a ser penalizado e caiu para o quarto lugar.
Assim, Martim Nunes foi segundo classificado e Vítor Mendes (Praga) garantiu o terceiro lugar e a vitória na DD2 Master, terminando imediatamente o belga Fabio Kieltyka (Birel ART) – 2.º na Master – e o estreante Rodrigo Lessa (Tonykart), que chegou a rodar na terceira posição.
O ‘rookie’ Guilherme Lemos (Kosmic) – que arrancou do 15.º posto – assegurou o sétimo lugar, na frente do regressado João Mendes (Praga), estreante na DD2 e que ainda rodou no quinto lugar. Os ‘rookies’ Rui Silva (Tonykart) e Manuel Soares (Praga) fecharam o top-10, mas António Bravo Lima (Kosmic) – 3.º Master – terminou ‘colado’ à traseira dos karts dos dois jovens pilotos. Rui Silva viria, no entanto, a ser penalizado e caiu para a 11.ª posição, tendo Manuel Soares ficado com o nono lugar e António Bravo Lima fechou o top-10, mantendo o 3.º lugar entre os Masters.
Telmo Santos (Tonykart) foi 12.º classificado – 4.º Master – após um excelente duelo com o regressado Fernando Costa (Praga) – 5.º Master –, seguindo-se o belga Charles Delbrassine (Birel ART) – 6.º Master – e o estreante Glauco Guimarães (Tonykart), 7.º Master.

Fabio Kieltyka

Na Final 2, igualmente disputada em 15 voltas, foi a vez de José Barros largar da pole-position, tendo a seu lado Martim Nunes. Gonçalo Coutinho e Rodrigo Lessa arrancaram da segunda linha.
Martim Nunes fez um bom arranque que lhe permitiu ganhar uma boa margem para a concorrência, tendo, contudo, sido anulada na última volta por Gonçalo Coutinho, que somou assim mais uma vitória, com a volta mais rápida em 43,531s.
Martim Nunes acabou por ver a bandeira xadrez na segunda posição com uma desvantagem de apenas 0,140s para Gonçalo Coutinho, mas depois sofreu uma penalização que o fez cair para o oitavo lugar.
José Barros e Rodrigo Lessa terminaram bem juntos nos segundo e terceiro lugares, respetivamente, seguindo-se João Mendes e Fabio Kieltyka que fechou o top-5 e venceu na DD2 Master, seguindo-se Vítor Mendes – 2.º Master – e Guilherme Lemos (que largou da 15.ª posição).
Martim Nunes foi então oitavo classificado, seguindo-se Rui Silva e António Bravo Lima – 3.º Master – que encerrou o top-10, com Manuel Soares logo atrás no 11.º lugar.
Telmo Santos assegurou a 12.ª posição – 4.º na Master –, na frente de Fernando Costa – 5.º na Master –, Charles Delbrassine – 6.º na Master – e Glauco Guimarães, 7.º na Master.  

José Barros, Gonçalo Coutinho e Martim Nunes no pódio da categoria DD2

No somatório dos resultados das duas Finais, Gonçalo Coutinho venceu a prova minhota, enquanto José Barros e Martim Nunes completaram o pódio da categoria DD2. Na DD2 Master, vitória para Fabio Kieltyka, Vítor Mendes e António Bravo Lima foram os segundo e terceiro classificados, respetivamente.

Fabio Kieltyka e António Bravo Lima no pódio da categoria DD2 Master

A terceira prova está agendada para 27 de junho e será disputada no Kartódromo de Baltar. Recordamos que os vencedores das categorias DD2 e DD2 Master ficam qualificados para as Finais Mundiais Rotax, que este ano serão disputadas no Bahrain, entre 11 e 18 de dezembro.

Todas as classificações em: TROFEU ROTAX 2021 - VIANA Results (apex-timing.com)

Created by: fcairrao - 30/05/21

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter