Gabriel Caçoilo regressa às vitórias na categoria Sénior do Troféu Rotax

Columns: Races
Gabriel Caçoilo venceu a segunda prova do Rotax Max Challenge Portugal 2021 da categoria Sénior Max, disputada hoje no Kartódromo de Viana do Castelo, sob a organização do Motorsport Viana Clube. Frederico Peters e Diogo Marques completaram o pódio. David Gonçalves e Tiago Rafael fecharam, respetivamente, o top-5. Francisca Queiroz venceu na classe feminina.

Por Filipe Cairrão
Fotos HelloFoto


Gabriel Caçoilo (Tonykart), com um kart equipado com chassis Tonykart, foi o mais rápido nos treinos cronometrados, percorrendo os 1117 metros da pista minhota em 43,316s, pelo que garantiu a pole-position para a Final 1, tendo a seu lado na grelha de partida o ‘rookie’ Diogo Marujo (Tonykart). Da segunda linha, largaram Diogo Marques (Tonykart) e o piloto madeirense Rodrigo Silva (Praga), também ‘rookie’ na categoria Sénior Max.

Na Final 1, disputada em 15 voltas, Gabriel Caçoilo largou da pole-position e manteve a primeira posição até à bandeira xadrez com a volta mais rápida em 43,802s. Diogo Marques foi o principal opositor do piloto de Aveiro, mas na última caiu para a quarta posição, tendo os segundo e terceiro lugares ficado na posse de Frederico Peters (Birel ART) e de Diogo Marujo, que também lutaram pela vitória.
Rodrigo Silva e Paulo Rocha (Tonykart) lutaram pela quinta posição, mas o madeirense foi penalizado e relegado para o 13.º lugar, tendo Paulo Rocha encerrado o top-5. Miguel Cardoso (Kosmic) e David Gonçalves (Tonykart) estiveram na disputa pelo sexto lugar, tendo ficado na posse de David Gonçalves, enquanto Miguel Cardoso sofreu uma penalização que o levou até ao 11.º lugar.
João Perez (Tonykart) foi sétimo classificado, fazendo uma boa corrida, assim como Tiago Rafael (Tonykart), Pedro Nascimento (Tonykart) e Diogo Faria (Tonykart), que fecharam, respetivamente, o top-10. Nota para a vitória de Francisca Queiroz (Tonykart) que foi 13.ª classificada – após arrancar do 18.º lugar – e venceu a categoria feminina.   

Gabriel Caçoilo

Na Final 2, também disputada em 15 voltas, foi a vez Diogo Marques largar da pole-position, por ter rubricado a segunda melhor volta nos treinos cronometrados, tendo a seu lado Gabriel Caçoilo. Diogo Marujo e Rodrigo Silva arrancaram da segunda linha.
O piloto de Abrantes liderou as primeiras quatro voltas, tendo a partir daí passado para o comando Gabriel Caçoilo que não mais o largou até final, garantindo também a volta mais rápida em 43,988s.
Diogo Marques acabou por ser um tranquilo segundo classificado e Frederico Peters – que arrancou da 8.ª posição – assegurou o terceiro lugar, na frente de Noah Silva e Miguel Cardoso, que fechou o top-5. Contudo, Miguel Cardoso sofreu uma penalização e caiu para a 15.ª posição.  
Diogo Faria fez uma boa corrida e garantiu a quinta posição, enquanto Tomás leitão (Kart Republic) terminou num excelente 6.º lugar, dado que recuperou 15 posições após arrancar do 21.º posto. Pedro Nascimento foi sétimo classificado, enquanto Tiago Rafael, Bernardo Pinheiro (Tonykart) e David Gonçalves encerraram o top-10.
Liliana Barros (Tonykart) venceu a classe feminina, terminando também num meritório 12.º lugar à geral.

Francisca Queiroz

Na Final 3, igualmente disputada em 15 voltas, Gabriel Caçoilo arrancou da pole-position, com Frederico Peters a seu lado. Da segunda linha, largaram Diogo Marujo e Diogo Marques.
O piloto da Aveiro tirou o melhor proveito da pole-position para dominar a corrida de princípio a fim e Frederico Peters foi um tranquilo segundo classificado, enquanto que luta pela terceira posição foi bastante intensa. Neste particular, Diogo Marques sido o mais bem-sucedido, enquanto Tomás Leitão – que recuperou 14 lugares desde a 19.ª posição e rubricou a volta mais rápida em 43,935s – e David Gonçalves fecharam, por esta ordem, o top-5. Diogo Marujo viu a bandeira xadrez na quarta posição, mas uma penalização relegou-o para o 15.º lugar.
Paulo Rocha foi assim sexto classificado, na frente de João Perez, de Tiago Rafael, de Francisca Queiroz – que venceu a classe feminina – e de Bernardo Pinheiro, que recuperou 10 lugares após largar da 21.ª posição, mas conseguiu encerrar o top-10.
Nota para Miguel Cardoso que rodou no oitavo lugar, mas uma penalização fez com que caísse para o 15.º posto.

Frederico Peters, Gabriel Caçoilo e Diogo Marques no pódio da categoria Sénior Max

No somatório dos resultados das duas Finais, Gabriel Caçoilo venceu a prova minhota, enquanto Frederico Peters e Diogo Marques completaram o pódio. David Gonçalves e Tiago Rafael fecharam, respetivamente, o top-5. Francisca Queiroz venceu na classe feminina.

A terceira prova está agendada para 27 de junho e será disputada no Kartódromo de Baltar. Recordamos que os vencedores das categorias DD2 e DD2 Master ficam qualificados para as Finais Mundiais Rotax, que este ano serão disputadas no Bahrain, entre 11 e 18 de dezembro.

Todas as classificações em: TROFEU ROTAX 2021 - VIANA Results (apex-timing.com)

Created by: fcairrao - 30/05/21

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter