Primeira vitória de João Dinis na categoria Júnior do Troféu Rotax em Viana do Castelo

- Races
João Dinis venceu a segunda prova do Rotax Max Challenge Portugal 2021 da categoria Júnior, disputada hoje no Kartódromo de Viana do Castelo, sob a organização do Motorsport Viana Clube. Rodrigo Vilaça e Pedro Cachada completaram o pódio, enquanto José Pinheiro e Tomás Gomes fecharam o top-5.

Por Tânia Durães
Fotos FCJ/Filipe Cairrão Jerónimo


Tomás Gomes, com um kart equipado com chassis Kosmic, foi o mais rápido nos treinos cronometrados, percorrendo os 1117 metros do traçado vianense em 44,861s, pelo que garantiu a pole-position para a Final 1, tendo a seu lado na grelha de partida João Dinis (Tonykart). Da segunda linha, largaram Rodrigo Vilaça (Tonykart) e Pedro Cachada (Tonykart).

Na Final 1, disputada em 15 voltas, Tomás Gomes partiu da pole-position e liderou até à primeira volta, altura em que João Dinis – autor da volta mais rápida em 44,613s – passou para o comando e encabeçou a corrida até ao fim, enquanto Rodrigo Vilaça, que cruzou a meta no segundo lugar.
A luta pela terceira posição foi muito interessante de acompanhar. José Pinheiro (Kosmic) manteve-a até à nona volta, mas depois foi Pedro Cachada a garantir o terceiro lugar, tendo o piloto de Guimarães sido quarto classificado.
O ‘rookie’ Francisco Macedo (Kosmic) assegurou, na passagem para a 11.ª volta, o quinto posto, na frente de Tomás Gomes e Micael Vitória (Tonykart), os sexto e sétimo posicionados. Carlos Raposo (Tonykart) garantiu a oitava posição, enquanto o estreante Leandre Carvalho (Tonykart) e o regressado Henrique de Oliveira (Tonykart) fecharam o top-10. Por sua vez, Tomás Teixeira (Kart Republic) foi o 11.º a cruzar a meta.

João Dinis

Na Final 2, também disputada em 15 voltas, o ‘rookie’ Tomás Gomes voltou a largar da pole-position, tendo desta vez José Pinheiro a seu lado, enquanto da segunda linha arrancaram Pedro Cachada e João Dinis.
Tomás Gomes liderou a primeira volta e Pedro Cachada chefiou até à quarta, mas na passagem para a quinta, João Dinis assumiu o comando, para não mais o largar até ao fim, rubricando também a volta mais rápida em 44,681s. Pedro Cachada garantiu o lugar intermédio do pódio, enquanto Rodrigo Vilaça foi um tranquilo terceiro classificado.
Por sua vez José Pinheiro assegurou o quarto posto, seguido de Tomás Gomes, que fechou o top-5. Henrique de Oliveira, apesar de ter arrancado da 10.ª posição, conseguiu um positivo sexto lugar, seguido de Micael Vitória, Leandre Carvalho e Carlos Raposo, os sétimo, oitavo e nono posicionados, respetivamente. Já Tomás Teixeira fechou o top-10, na frente de Francisco Macedo.

Na Final 3, igualmente disputada em 15 voltas, foi João Dinis quem arrancou da pole-position, tendo Rodrigo Vilaça a seu lado, enquanto da segunda linha largaram Pedro Cachada e José Pinheiro.
João Dinis liderou do princípio ao fim e foi o autor da volta mais rápida em 45,186s. Rodrigo Vilaça garantiu a segunda posição, após duelo com Pedro Cachada, que acabou por ser o terceiro classificado. José Pinheiro assegurou tranquilamente o quarto posto, enquanto Francisco Macedo e Tomás Gomes terminaram a disputar as quinta e a sexta posições, respetivamente. Já Henrique de Oliveira conseguiu ver a bandeira xadrez no sétimo lugar, na frente de Micael Vitória, Leandre Carvalho e Carlos Raposo, que fecharam, respetivamente, o top-10. Contudo, Micael Vitória viria a sofrer uma penalização de cinco segundos, que o relegou para o 10.º posto, reposicionando, assim, Leandre Carvalho e Carlos Raposo nos oitavo e nono lugares, respetivamente. Por sua vez, Tomás Teixeira abandonou a corrida na sexta volta.

Rodrigo Vilaça, João Dinis e Pedro Cachada no pódio da categoria Júnior
  
No somatório dos resultados das três Finais, João Dinis venceu a prova minhota, enquanto Rodrigo Vilaça e Pedro Cachada completaram o pódio. José Pinheiro e Tomás Gomes fecharam, respetivamente, o top-5.

A terceira prova está agendada para 27 de junho e será disputada no Kartódromo de Baltar. Recordamos que os vencedores das categorias DD2 e DD2 Master ficam qualificados para as Finais Mundiais Rotax, que este ano serão disputadas no Bahrain, entre 11 e 18 de dezembro.

Todas as classificações em: TROFEU ROTAX 2021 - VIANA Results (apex-timing.com)

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter
Follow Us on Facebook