Luís Alves garante primeira vitória no CPK de 2021 na categoria X30 em Leiria

Columns: Races
Luís Alves venceu hoje na categoria X30 (Sénior) do Campeonato de Portugal de Karting KIA, a contar para a segunda jornada dupla que está a decorrer no Kartódromo Internacional de Leiria, sob a organização do Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria (NDML). Henrique Cruz e Frederico Peters completaram o pódio. Na categoria X30 Master, vitória para Rui Chagas, na frente de João Fernandes e Pedro Paiva, respetivamente.

Por Filipe Cairrão
Fotos HelloFoto e FCJ/Filipe Cairrão Jerónimo


Com 27 pilotos em pista, Santiago Ribeiro, com um kart equipado com chassis Birel ART, foi o mais rápido nos treinos cronometrados, percorrendo os 1006 metros da pista leiriense em 45,254s, pelo que garantiu a pole-position para a manga de qualificação, tendo a seu lado na grelha de partida Luís Alves (CRG). Da segunda linha, largaram Luís Caetano (Birel ART) e Frederico Peters (Birel ART), um ‘quarteto’ que ficou separado por 71 milésimos de segundo!

Luís Alves

Na manga de qualificação, disputada em 16 voltas, Santiago Ribeiro largou da pole-position, mas teve problemas e caiu logo para os últimos lugares, assim como Frederico Peters, tendo Luís Alves assumido a liderança para não mais a largar até à bandeira xadrez, rubricando também a volta mais rápida em 45,722s.
A luta pela segunda posição envolveu três pilotos, sendo Mariana Machado (EKR) a mais bem-sucedida, na frente de Henrique Cruz (Kart Republic) e de Luís Caetano, enquanto Gabriel Caçoilo (Tonykart) fechou o top-5.
Miguel Silva (Kosmic) – que arrancou do 12.º posto – ainda rodou no quinto lugar, mas depois terminou a corrida na sexta posição, com Tomás Leitão (Tonykart) logo atrás, sendo um resultado bem positivo para o piloto de Oeiras, dado que arrancou da 14.ª posição.
Nas posições seguintes também se assistiu a uma luta intensa, tendo Luís Leão (Kart Republic) cruzado a meta no oitavo lugar, enquanto Tomás Caixeirinho (Kart Republic) e o ‘rookie’ Diogo Martins (Tonykart) fecharam o top-10.
Francisca Queiroz (Tonykart) – ‘rookie’ na categoria X30 Sénior, depois de se ter estreado apenas no ano passado no Karting e logo na categoria Júnior – garantiu um excelente 11.º lugar entre 27 concorrentes. Promissora…
O também ‘rookie’ João Miguel Oliveira (Tonykart) cruzou a meta no nono lugar, mas uma penalização relegou-o para a 13.ª posição.
João Fernandes (Birel ART) foi 18.º classificado e venceu na categoria Master, na qual Rui Chagas (Tonykart) foi 22.º posicionado e segundo na Master, embora tenha rodado na 13.ª posição à geral. O master Pedro Paiva (Tonykart) foi forçado a abandonar à passagem da sexta volta.

Henrique Cruz

Na Corrida Final, disputada em 18 voltas, Luís Alves arrancou da pole-position, tendo a seu lado na grelha de partida Mariana Machado. Da segunda linha, largaram Henrique Cruz e Luís Caetano.
O piloto de Guimarães voltou a mostrar um andamento muito forte e à terceira volta começou a construir uma vantagem que lhe permitiu bater de forma confortável toda a concorrência. Henrique Cruz terminou num excelente segundo lugar com uma margem considerável para o resto do pelotão, enquanto Frederico Peters completou o pódio, numa corrida em que se perfilaram alguns candidatos a esse lugar, como Gabriel Caçoilo, Tomás Leitão, Luís Caetano, Luís Leão, Mariana Machado e Tomás Caixeirinho.

Frederico Peters

Santiago Ribeiro, que foi forçado a largar da 25.ª posição, fez uma corrida extraordinária, dado que viu a bandeira xadrez no 10.º lugar, sendo depois promovido à 9.ª posição e Tomás Caixeirinho ao 8.º posto, em virtude de uma penalização atribuída a Mariana Machado que fez com que fosse relegada para o 12.º lugar  
Rui Chagas terminou na 18.ª posição e venceu na Master, enquanto João Fernandes foi segundo e Pedro Paiva foi forçado a desistir novamente à passagem da sexta volta.

Rui Chagas

Amanhã, entre as 08h45 e as 15h35, cumpre-se o segundo dia desta segunda jornada dupla em Leiria.

Todas as classificações em: http://cpkarting.pt/resultados/

Created by: fcairrao - 15/05/21

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter