Gustavo da Silva triunfa na abertura do CPK da categoria X30 Mini em Viana do Castelo

Columns: Races
Gustavo da Silva venceu hoje na categoria X30 Mini do Campeonato de Portugal de Karting KIA, a contar para a primeira jornada dupla, que está a decorrer no Kartódromo de Viana do Castelo, sob a organização do Clube Automóvel do Minho (CAM). Martim Marques e João Barros completaram o pódio, enquanto Manuel Gayoso e Gustavo da Cunha fecharam o top-5.

Por Filipe Cairrão
Fotos FCJ/Filipe Cairrão Jerónimo


Romeu Mello, com um kart equipado com chassis Birel ART, foi o mais rápido nos treinos cronometrados, percorrendo os 1117 metros da pista minhota em 57,514s, pelo que garantiu a pole-position para a manga de qualificação, tendo a seu lado na grelha de partida João Barros (Tonykart). Da segunda linha, largaram João Maria Pereira (Tonykart) e Martim Marques (Charles Leclerc).

Assim, na manga de qualificação, disputada em 11 voltas, Romeu Mello largou da pole-position, mas caiu para o quinto lugar durante a primeira volta, assumindo João Maria Pereira a liderança. A partir da terceira volta, Martim Marques passou para o comando e não mais o largou até final, tendo João Barros – que rubricou a volta mais rápida em 50,156s – garantido o segundo posto a apenas 0,052s do piloto de Vila Nova de Gaia. João Maria Pereira assegurou a terceira posição, terminando logo a seguir Martim Meneses (Tonykart) e Gustavo da Cunha (Kart Republic) no top-5, respetivamente.
A luta pelo sexto lugar também foi animada, tendo Gabriela Teixeira (DR) levado a melhor, na frente de Tomás Fernandes (Kosmic), Mario Silva Lora (Kosmic), Gustavo da Silva (Birel ART) e Romeu Mello que encerraram o top-10.

Gustavo da Silva

Na Corrida Final, disputada em 15 voltas, foi Martim Marques a arrancar da pole-position, com João Barros a seu lado, enquanto da segunda linha partiram João Maria Pereira e Martim Meneses.
A luta pela vitória foi muito intensa envolvendo vários pilotos, sendo três a passar pela liderança, nomeadamente Gustavo da Silva, Martim Marques e João Barros, mas seguidos de perto por Martim Meneses, Gustavo da Cunha e pelo espanhol Manuel Gayoso que estiveram igualmente muito fortes.
Na 14.ª e penúltima volta, Gustavo da Silva – que arrancou na nona posição – e Martim Marques passaram a travar o duelo final até à bandeira xadrez, tendo o primeiro acabado por levar a melhor sobre o piloto de Vila Nova de Gaia por 0,095s. Martim Marques foi assim segundo classificado e rubricou a volta mais rápida, curiosamente no derradeiro ‘giro’, com a marca de 49,943s.

Martim Marques

João Barros garantiu um excelente terceiro lugar, na frente do Espanhol Manuel Gayoso (Kart Republic) – que partiu da 15.ª posição –, Gustavo da Cunha e Martim Meneses, os pilotos do top-6.
Diogo Caetano (Birel ART) cruzou a meta na sétima posição, na frente de Gabriela Teixeira, João Maria Pereira e de Xavier Lázaro (Kart Republic) que encerrou o top-10.
Amanhã, entre as 08h45 e as 15h35, cumpre-se o segundo dia desta primeira jornada dupla em Viana do Castelo.

João Barros

Todas as classificações em: http://cpkarting.pt/resultados/

Created by: fcairrao - 10/04/21

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter