Regresso triunfal de Salvador Trindade no Troféu Rotax da categoria Mini-Max

- Races
Salvador Trindade venceu a primeira prova do Rotax Max Challenge Portugal 2021 da categoria Mini-Max, disputada hoje no Kartódromo Internacional do Algarve (KIA), em Portimão, sob a organização do Motorsport Viana Clube. Afonso Ferreira e Martim Meneses completaram o pódio, enquanto Pedro Barbosa e Gustavo da Cunha fecharam o top-5.

Por Filipe Cairrão
Fotos FCJ/Filipe Cairrão Jerónimo


O madeirense Martim Meneses, com um kart equipado com chassis Tonykart, foi o mais rápido nos treinos cronometrados, percorrendo os 1531 metros da pista algarvia em 1m03,337, pelo que garantiu a pole-position para a Final 1, tendo a seu lado na grelha de partida Salvador Trindade (Birel ART). Da segunda linha, largaram Gustavo Cunha (Kart Republic) e Tomás Lemos (Praga).

Na Final 1, disputada em 10 voltas, Martim Meneses largou da pole-position e liderou até penúltima volta, altura em que Salvador Trindade passou para a liderança e não mais a largou até ver a bandeira xadrez na primeira posição, enquanto o jovem madeirense garantiu o segundo lugar com a volta mais rápida em 1m03,436s.
Contudo, Salvador Trindade foi depois penalizado com três e caiu para o segundo posto, tendo a vitória ficado na posse de Martim Meneses.   
A luta pela terceira posição foi muito interessante de seguir. O ‘rookie’ Gustavo da Cunha fez uma excelente corrida ao rodar no terceiro lugar até à penúltima volta, altura em que desceu em definitivo para a quarta posição, tendo Afonso Ferreira (Praga) acabado por garantir o terceiro lugar.
Tomás Lemos (Praga) foi um tranquilo quinto classificado – embora tenha dado luta pelo terceiro posto até meio da corrida –, enquanto Pedro Barbosa (Parolin) teve problemas no seu kart e não conseguiu impor o ritmo a que nos tem habituado.

Salvador Trindade

Na Final 2, igualmente disputada em 10 voltas, Martim Meneses arrancou novamente da pole position, tendo de novo Salvador Trindade ao seu lado, enquanto da segunda linha saíram Pedro Barbosa e Gustavo da Cunha.
Martim Meneses liderou a primeira volta e Pedro Barbosa a segunda, para log a seguir o madeirense regressar ao comando no qual se manteve até à passagem da sexta volta, altura em que foi obrigado a abandonar com problemas no seu kart. A partir daí Salvador Trindade dominou a corrida até à bandeira xadrez, com a volta mais rápida em 1m03,912s, tendo Pedro Barbosa, Gustavo Cunha e Afonso Ferreira encerrado, por esta ordem, o top-4. Tomás Lemos abandonou logo após a partida.

Afonso Ferreira

Na Final 3, também disputada em 10 voltas, Martim Meneses liderou até à sétima volta, tendo na seguinte Salvador Trindade assumido o comando para não mais o largar. Na antepenúltima volta, Afonso Ferreira assumiu em definitivo a segunda posição e Pedro Barbosa garantiu o terceiro lugar. Gustavo da Cunha voltou a mostrar a sua evolução e foi quarto classificado, na frente de Tomás Lemos e de Martim Meneses que, apesar de ter rubricado a volta mais rápida em 1m03,776s, foi novamente forçado a abandonar, desta vez à passagem da oitava volta.       

Martim Meneses

No somatório dos resultados das duas Finais, Salvador Trindade venceu a prova algarvia, Afonso Ferreira e Martim Meneses completaram o pódio, enquanto Pedro Barbosa e Gustavo da Cunha fecharam, respetivamente, o top-5. Tomás lemos foi sexto classificado.

Afonso Ferreira, Salvador Trindade e Martim Meneses

A segunda prova está agendada para 30 de maio e será disputada no Kartódromo de Viana do Castelo. Recordamos que o vencedor da categoria Mini-Max fica qualificado para as Finais Mundiais Rotax, que este ano serão disputadas no Bahrain, entre 4 e 11 de dezembro.

Todas as classificações em:
http://www.apex-timing.com/goracing/results.php?path=/korridas/2021/portimao/&group=7

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter
Follow Us on Facebook