Estreia vitoriosa de Afonso Lopes na categoria Micro-Max do Troféu Rotax em Portimão

Columns: Races
Afonso Lopes venceu a primeira prova do Rotax Max Challenge Portugal 2021 da categoria Micro-Max, disputada hoje no Kartódromo Internacional do Algarve (KIA), em Portimão, sob a organização do Motorsport Viana Clube. João Barros e João Maria Pereira completaram o pódio, enquanto David Luís e Pedro Nunes fecharam o top-5. Duarte Gomes triunfou na categoria Micro-Academy e Aya Delbrassine foi segunda classificada.

Por Filipe Cairrão
Fotos FCJ/Filipe Cairrão Jerónimo


O madeirense Pedro Nunes, com um kart equipado com chassis Kosmic, foi o mais rápido nos treinos cronometrados, percorrendo os 1531 metros da pista algarvia em 1m07,184s, pelo que garantiu a pole-position para a Final 1, tendo a seu lado na grelha de partida David Luís (FA). Da segunda linha, largaram os ‘rookies’ Afonso Lopes (Tonykart) e Romeu Mello (Birel ART).

Na Final 1, disputada em 10 voltas, Pedro Nunes largou da pole-position e liderou a primeira volta, passando a seguir pelo comando João Barros (Tonykart), João Maria Pereira (Tonykart) e David Luís no qual se manteve da quinta à oitava volta, altura em que João Maria Pereira passou para a liderança. Contudo, logo a seguir David Luís recuperou o comando e manteve-o até final.
Os principais opositores de David Luís a partir da segunda metade da corrida foram João Maria Pereira e Afonso Lopes (autor da volta mais rápida em 1m07,161s), tendo o piloto de Coruche garantido a segunda posição, enquanto João Maria Pereira (que teve problemas na última volta) caiu para o quinto lugar.

Afonso Lopes

Assim, foram João Barros e Pedro Nunes – que travaram um bom duelo – a terminarem nas terceira e quarta posições, respetivamente.
Romeu Mello foi um tranquilo sexto classificado, na frente do ‘rookie’ Mario Silva Lora (FA). Duarte Lopes (FA) venceu na Micro-Academy, categoria destinada a quem se inicia no Trofeu Rotax, e Aya Delbrassine (Birel ART) foi segunda classificada.
 
Na Final 2, também disputada em 10 voltas, foi a vez de David Luís largar da pole-position, com Pedro Nunes a seu lado e com Afonso Lopes e João Barros a arrancarem da segunda linha.
David Luís começou por liderar, mas logo a seguir passou João Maria Pereira para o comando e depois Afonso Lopes, tendo à quarta passagem pela meta sido a vez de João Barros ocupar a primeira posição, para na seguinte João Maria Pereira regressar à liderança.

João Barros

A duas voltas para o final da corrida, Afonso Lopes voltou a assumir o comando e não mais o largou até final, somando a sua primeira vitória na categoria Micro-Max, depois de ter sido campeão na Micro-Academy em 2020.

João Maria Pereira

João Maria Pereira – autor da volta mais rápida em 1m07,489s – e João Barros terminaram logo a seguir nas segunda e terceira posições, enquanto Pedro Nunes foi um tranquilo quarto classificado e Romeu Mello fechou o top-5. Mario Silva Lora garantiu o sexto lugar e David Luís cruzou a meta no sétimo posto, depois de se deparar com um problema no seu kart, que o impediu de voltar a lutar pela vitória.
Duarte Lopes venceu na categoria Micro-Academy e Aya Delbrassine foi segunda classificada.

João Barros, Afonso Lopes e João Maria Pereira no pódio da categoria Micro-Max

Na Final 3, João Barros ‘saltou’ da terceira posição para a liderança e não mais a largou até ver a bandeira xadrez, apesar da forte pressão de João Maria Pereira, que foi segundo classificado. Afonso Lopes garantiu o terceiro lugar, resistindo às investidas de David Luís, quarto classificado, enquanto Pedro Nunes fechou o top-5, na frente de Romeu Mello e de Maria Silva Lora. Duarte Lopes voltou a ganhar na Micro-Academy e Aya Delbrassine terminou na segunda posição.

Duarte Gomes
  
No somatório dos resultados das três Finais, Afonso Lopes venceu a prova algarvia, João Barros e João Maria Pereira completaram o pódio, enquanto David Luís e Pedro Nunes fecharam o top-5. Romeu Mello foi sexto classificado, na frente do ‘rookie’ Mario Silva Lora. Já Duarte Gomes venceu a jornada na categoria Micro-Academy e Aya Delbrassine foi segunda classificada

Aya Delbrassine

Aya Delbrassine e Duarte Gomes no pódio da categoria Micro-Academy 

A segunda prova está agendada para 30 de maio e será disputada no Kartódromo de Viana do Castelo. Recordamos que o vencedor da categoria Micro-Max fica qualificado para as Finais Mundiais Rotax, que este ano serão disputadas no Bahrain, entre 4 e 11 de dezembro.

Todas as classificações em:
http://www.apex-timing.com/goracing/results.php?path=/korridas/2021/portimao/&group=7

Created by: fcairrao - 28/03/21

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter