Rotax Max Challenge: 20 anos de competições Rotax em Portugal

Columns: Events
As competições Rotax em Portugal completam, no próximo fim de semana, 20 anos! Uma década de competições de forma ininterrupta, o que faz do Rotax Max Challenge Portugal o troféu nacional que se disputa há mais anos no nosso país!

Texto e fotos de Rui Vieira,
responsável pela Korridas e Kompanhia com Arnaldo Frias


Um longo caminho, repleto de momentos verdadeiramente únicos no karting nacional, e que teve início no dia 10 de janeiro de 2001, no Kartódromo de Viana, com a realização da primeira prova do RMC Portugal, mais conhecido por Troféu Rotax.

Os primeiros pilotos das competições Rotax em Portugal
 
Numa altura em que as contas ainda se faziam em escudos (o que para a grande maioria dos atuais pilotos parece uma coisa do canal história…), o RMC Portugal foi uma verdadeira “lufada de ar fresco” no karting nacional, tornando esta modalidade não apenas acessível a um maior leque de pilotos já existentes, mas indo também buscar novos praticantes. Uma forte aposta da Korridas, numa competição baseada em motores que aliavam uma elevada performance a uma excelente fiabilidade. Pelo Troféu Rotax passaram muitos dos pilotos que fizeram, e ainda fazem, carreira no automobilismo nacional e internacional.
No ano de estreia, o Troféu Rotax foi disputado apenas com a categoria Max, mas os motores Rotax também foram usados na categoria Juvenil do Campeonato de Portugal de Karting. Nesta categoria Juvenil o sistema era o mesmo que a Korridas usa atualmente, baseado em motores de sorteio, e foi um importante pilar para o surgimento de muitos pilotos.

Os motores Rotax foram introduzidos na categoria Juvenil do Campeonato de Portugal

Com um arranque naturalmente difícil, pela introdução de um conceito e de um produto inovador no mundo do karting de competição, a verdade é que ao longo destes 20 anos tivemos a capacidade de manter esta chama bem acesa, quer com a introdução de novas categorias (que agora vão desde os 5 anos até à idade que o corpo sentir necessidade desta adrenalina...), quer com as contantes evoluções técnicas desenvolvidas pela Rotax. E também ao nível da capacidade organizativa e promoção de eventos, introduzindo no panorama do karting nacional soluções tecnologicamente inovadoras (race control, live timing, semáforos eletrónicos, inscrições online).
Mas a Korridas também teve uma importante quota parte no próprio desenvolvimento técnico dos produtos Rotax, mais concretamente no desenvolvimento daquela que viria a ser mais tarde designada por Mini Max e cujo conceito inicial foi desenvolvido com a importante dedicação e conhecimentos técnicos do “sr. Braga”, pessoa que se mantém ao lado da Korridas desde o primeiro minuto e ao qual aqui prestamos também uma pública homenagem.

Filipe Morais, Manuel Castro e Domingos Sousa Coutinho no 'Mundial' Rotax na Malásia

Temos consciência de ter feito um bom trabalho e de ter contribuído para o desenvolvimento do karting nacional, o que nos motiva a continuar ano após ano, melhorando nos mais variados aspetos, sempre com o objetivo de proporcionar o melhor do karting a todos os clientes.
A todos os pilotos, equipas, apoiantes, staff e colaboradores, que estiveram e estão connosco nesta viagem, o nosso profundo agradecimento.
Aos que agora se iniciam nesta aventura: “sejam muito bem-vindos” e fiquem connosco nos próximos 20 anos…

Created by: fcairrao - 26/03/21

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter