Campeão belga Fabio Kieltyka vai disputar o Rotax Max Challenge Portugal em 2021

Columns: News and Previews
Nasceu em Liége e tornou-se uma das mais jovens esperanças belgas do karting e automobilismo. Fabio Kieltyka vai estrear-se no Rotax Max Challenge Portugal em 2021 e promete ser um dos grandes nomes da competição portuguesa, com o objetivo de se qualificar para o Mundial no Bahrain, que decorrerá entre 4 e 11 de dezembro. O piloto belga vai ainda disputar o IAME Benelux da categoria X30 Master.

A história de Fabio Kieltyka no karting começa aos 16 anos, quando por influência do pai – piloto dos troféus 2CV e da Renault Clio Cup – experimentou as emoções de um kart de competição. Pouco tempo depois, foi logo vice-campeão belga na categoria ICA e sagrou-se campeão nacional em 2000. Estava lançada uma promissora carreira como piloto de corridas e Fabio Kieltyka confirmou o seu talento ao ganhar a Renault Clio Cup Júnior belga logo no seu primeiro ano nos automóveis, em 2002!

Fabio Kieltyka

A falta de ‘budget’ levou-o a interromper a carreira nos automóveis, mas a paixão do karting manteve-se sempre bem viva e o piloto de Liège viria a ser vice-campeão belga (ICA) em 2006, campeão no Iame Series Benelux (X30 Master) em 2017, vice-campeão no Iame Series França (X30 Master) em 2018, vice-campeão no Iame Series Benelux e 4.º na Final Internacional Iame em Le Mans (X30 Master) em 2019.

Nuno Inácio, Fabio Kieltyka, Aya Delbrassine, Charles Delbrassine e Nuno Maia

Para 2021, Fabio Kieltyka será uma das grandes novidades no Rotax Max Challenge Portugal, onde vai competir integrado na equipa EKO/Birel ART Portugal, liderada por Nuno Inácio. “Tive a oportunidade de partilhar a minha paixão pelo karting com um amigo, o Charles. Depois disso, ele decidiu inscrever-se no Troféu Rotax DD2 com a EKO/Birel ART Portugal e perguntou-se se eu estava interessado em juntar-me a ele, o que aceitei de imediato!”, conta Fabio Kieltyka, que em paralelo vai também lutar pelos pódios e vitórias no IAME Benelux Series na categoria X30 Master.

Charles Delbrassine

“Como vivo uma parte do ano em Óbidos, decidi fazer a minha estreia no Karting em Portugal”, conta Charles Delbrassine, amigo e companheiro de equipa de Fabio Kieltyka. “O meu objetivo é provar que o Karting também pode ser praticado por uma pessoa de 60 anos. Quero evoluir ao longo do ano e partilhar esta experiência com a minha filha Aya, que tem apenas 9 anos e vai também fazer a sua estreia no Karting”.


Aya Delbrassine

Os simpáticos pilotos belgas destacam “o ambiente familiar e muito profissional” que encontraram na EKO/Birel ART Portugal. “O chassis Birel ART é muito eficiente e dá-nos confiança logo nos primeiros contactos. Estou ansioso que comece a competição”, afirmou Fabio Kieltyka, que será, naturalmente, um dos grandes candidatos à vitória quer na categoria DD2 quer na DD2 Master (destinada a quem tem mais de 32 anos) e, assim, ao apuramento para as sempre desejadas Rotax Max Challenge World Finals, o ‘Mundial’ da marca austríaca, que decorrer entre 4 e 11 de dezembro, no Bahrain, localizado ao lado do famoso circuito de Fórmula 1, em Sakhir.

Created by: fcairrao - 21/03/21

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter