Gustavo da Silva está a dominar a Taça de Portugal de Karting da categoria X30 Mini

- Races
Os treinos cronometrados e as mangas de qualificação da Taça de Portugal de Karting da categoria X30 Mini disputaram-se hoje no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão, sob a organização do AIA. Gustavo da Silva foi o mais rápido nos ‘cronos’ e venceu as duas mangas de qualificação.

Por Filipe Cairrão
Fotos Filipe Cairrão Jerónimo


Com 12 pilotos em pista, Gustavo da Silva (Birel ART) foi o mais rápido na sessão de treinos cronometrados, completando a melhor volta aos 1531 metros do traçado algarvio em 1m08,465s.
Na primeira manga de qualificação, disputada em 8 voltas, Gustavo da Silva liderou a primeira volta, mas até à bandeira xadrez o comando da corrida foi sendo alternado com Romeu Mello (Birel ART) e Martim Marques (Charles Laclerc). Gustavo da Silva acabou por levar a melhor, mas imediatamente a seguir terminou Martim Marques – que assinou a volta mais rápida em 1m08,588s – e Romeu Mello garantiu a terceira posição.
A luta pelo quarto lugar foi igualmente interessante, tendo Gabriela Teixeira (Praga) levado a melhor sobre João Barros (Tonykart), que arrancou do nono posto, conseguindo, no entanto, fechar o top-5.
Romeu Mello viria, contudo, a ser penalizado, pelo que caiu para o quinto lugar, enquanto Beatriz Costa e João Barros ficaram com as terceira e quarta posições, respetivamente.
O ‘rookie’ Gustavo da Cunha (Kart Republic) terminou na sexta posição, mas caiu para o 8.º lugar, devido a uma penalização, tendo João Maria Pereira (Tonykart) sido 6.º classificado na frente de Beatriz Costa (Kosmic), também penalizada. O espanhol Manuel Gayoso (Kart Republic), Tomás Lobo (Charles Leclerc), o estreante Xavier Lázaro (Kart Republic) – campeão nacional em título da categoria Iniciação –, assim como o ‘rookie’ Afonso Lopes (Tonykart) – vencedor da categoria Micro-Academy em 2020 – terminaram, por esta ordem (e todos com penalizações), nas posições seguintes.
Na segunda manga de qualificação, igualmente disputada em 8 voltas, Gustavo da Silva voltou a arrancar da pole-position e dominou de princípio a fim, mostrando um andamento muito forte que lhe permitiu vencer com uma larga vantagem para a concorrência e com a volta mais rápida em 1m08,753s.
Martim Marques cruzou a meta na segunda posição, após um intenso duelo com Gabriela Teixeira, que assegurou o terceiro lugar. João Barros foi um tranquilo quarto classificado, mas a luta pelo quinto lugar foi mais renhida, tendo como protagonistas o espanhol Manuel Gayoso, Xavier Lázaro e Tomás Lobo. Este último acabou por levar a melhor, na frente de Manuel Gayoso e de Xavier Lázaro, que chegou a rodar na quarta posição na parte inicial da corrida.
João Maria Pereira foi 8.º classificado, seguindo-se Romeu Mello, Gustavo Cunha, Beatriz Costa e Afonso Lopes, respetivamente.
Com estes resultados, Gustavo da Silva vai amanhã largar da pole-position na Pré-Final, tendo a seu lado Martim Marques na grelha de partida, enquanto da segunda linha vão partir Gabriela Teixeira e João Barros.

Todas as classificações em: http://cpkarting.pt/resultados/

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter
Follow Us on Facebook