Guilherme de Oliveira do Karting para a F4 espanhola com a equipa de Fernando Alonso

- News and Previews
Depois de 15 títulos no Karting em apenas cinco épocas, Guilherme de Oliveira vai disputar a Fórmula 4 espanhola em 2021 integrado na equipa FA Racing Team by Drivex, formação de Miguel Angel de Castro e do bicampeão do Mundo de Fórmula 1, Fernando Alonso.

Guilherme de Oliveira, de apenas 16 anos, já tinha dado nas vistas na sua estreia absoluta nos monolugares, em novembro de 2020, quando conseguiu um 4.º lugar na ronda da Fórmula 4 espanhola em Jarama.
Agora, o objetivo é evoluir na ‘escada’ das fórmulas de promoção, e logo com o apoio direto de uma figura como Fernando Alonso, que vai regressar à Fórmula 1 este ano. “É um sonho tornado realidade”, admitiu o jovem piloto de Vila Nova de Gaia. “Nos últimos anos tenho trabalhado muito e com bons resultados no Karting, sempre com o objetivo de dar este salto para a F4. Fazê-lo com a FA Racing Team é espetacular! O Fernando Alonso sempre foi o meu ídolo, aliás sempre fui o número 14 por inspiração nele. É um grande orgulho representar as cores portuguesas ao serviço da equipa FA Racing Team by Drivex e quero agradecer esta grande oportunidade ao próprio Fernando Alonso, ao Miguel Angel de Castro e à Synergy, que gere a minha carreira. Estou motivado e com toda a vontade de começar os testes de preparação”, referiu Guilherme de Oliveira, sem esquecer todos os que ajudaram a evoluir até chegar a esta fase da carreira: “Obrigado a todos os que ao longo destes últimos cinco anos contribuíram para o desenvolvimento do piloto, sem exceção. Ao Paulo Duarte, do Cabo do Mundo, onde dei os primeiros passos, ao Prof. Domingos Machado que sempre me acompanhou desde que comecei, ao Eng. Pedro Abecasis do ACP MototSport, que me recebeu na sua formação quando eu ainda tinha 9 anos de idade, à Prof. Marta Marques, fundamental para eu não descurar os estudos, à Ana Carolina Rolim, responsável há vários anos pela minha condição física, assim como a toda a estrutura de ensino do Colégio da Bonança, em Gaia, que têm sido fundamentais para conciliar os estudos com a atividade desportiva.
Quero deixar o último e principal agradecimento, profundo e sentido à nossa equipa QZ Kart Team, ao Quim Zé Santos, ao Luís e a todos os mecânicos que trabalharam comigo, o Vítor Vitinha, Rui Cardoso, Sr. João, Flipe Lima e mais recentemente o Paulo Martins. Ao meu grande amigo e companheiro Zé Santos, o que posso dizer? Fizemos tantas viagens, dezenas de milhares de quilómetros, sofremos e partilhámos muitas vitórias. O ‘Zelito’ – como carinhosamente o tratamos – é o grande obreiro deste percurso. Obrigado, Zé. O futuro ninguém conhece, vivemos o presente e o amanhã e sempre estaremos juntos. Sempre que possível estarei com a QZ Kart Team
”.
Por seu turno, Miguel Angel de Castro, proprietário da equipa Drivex e representante da FA Racing Team, confirmou que “este ‘namoro’ com o Guilherme começou já no ano passado. O ADN da FA Racing Team é 100% vencedor e vimos no Guilherme essa mesma forma de estar, pelo que tanto eu como o Fernando Alonso colocámos logo como prioridade contar com ele. Estou muito contente por termos conseguido garantir o Guilherme na nossa equipa e mal podemos esperar pelo início do campeonato e ver o que ele é capaz de fazer com as cores da nossa equipa”, apontou o responsável espanhol.
Guilherme de Oliveira é representado pela Synergy Driver Performance, empresa fundada por Duarte Félix da Costa e Gonçalo Gomes, que se encarrega da gestão de carreira e driver coaching de jovens pilotos. Félix da Costa assumiu que “para nós enquanto Synergy é um prazer poder apoiar o Guilherme na ascensão aos monolugares. Pelo que conquistou no karting e pelo que vimos dele nos testes de Fórmula 4, tem o talento e a determinação para vingar. O interesse da FA Racing mostra isso mesmo e agora é hora de trabalhar e preparar bem o início da época, para estar na máxima força na primeira prova”.

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter
Follow Us on Facebook