Espanhol Guillermo Pernía conquista Troféu Rotax Júnior… Adrián Malheiro vence a prova

Columns: Races
O Rotax Max Challenge Portugal da categoria Júnior encerrou este domingo, no Kartódromo Internacional de Braga, com o derradeiro dia de competição da quinta e última jornada dupla. Guillermo Pernía é o novo campeão após secundar o regressado Adrián Malheiro na capital do Minho, com Diogo Martins a completar os lugares do pódio. Duarte Pinto Coelho e João Oliveira também fecharam a época com um positivo top-5.

Por Ricardo S. Araújo
Fotos Filipe Cairrão Jerónimo


É já habitual alguns dos melhores valores da Península Ibérica medirem forças no Rotax Max Challenge Portugal e foi isso mesmo que aconteceu na categoria Júnior esta temporada. O espanhol Guillermo Pernía (Tonykart) chegou a um ambicionado título, este domingo, em Braga, numa prova onde brilhou outro piloto com forte ligação a Portugal, o luso-espanhol Adrián Malheiro (KR), que saiu do Minho com uma dupla vitória nas provas do fim de semana.

Malheiro juntou a pole-position nos treinos cronometrados ao triunfo nas duas Finais do dia, primeiro secundado pelo novo campeão nacional Júnior, Duarte Pinto Coelho (Tonykart), e depois por Guillermo Pernía. Cada vez mais rápido e consistente, Diogo Martins (Tonykart) conseguiu o 3.º lugar do pódio na prova deste domingo, depois de ter sido inclusive o autor da volta mais rápida na Final 2 (55,358s). Atrás do jovem piloto de Mafra terminaram Duarte Pinto Coelho e João Oliveira (Tonykart), dois pilotos que valorizaram muito a conquista de Pernía, pois venceram várias corridas e deram forte réplica ao jovem espanhol no troféu.

João Oliveira, Guillermo Pernía e Duarte Pinto Coelho no pódio do Troféu Rotax 2020

Pedro Cachada (Tonykart) – que se estreou na Júnior – mostrou rapidez para discutir os primeiros lugares mas terminou no 6.º lugar, após uma inglória penalização na Final 1, com Micael Vitória (Tonykart) a mostrar também o seu potencial com um meritório 7.º lugar na prova de hoje. Também em bom plano estiveram David Gonçalves (Tonykart), Pedro Pinto Soares (Tonykart) e José Almeida (Tonykart), que completaram, por esta ordem os 10 primeiros.

Guillermo Pernía, Adrián Malheiro e Diogo Martins no pódio da prova de hoje em Braga

Mais azarados, mas igualmente combativos, estiveram Francisco Macedo (Tonykart), Nathan Dantas (Exprit), Francisca Queiroz (Tonykart) – vencedor na classe feminina – e o espanhol Erik Gabriel (Kosmic).

Francisca Queiroz
 
As classificações finais oficiais do Troféu Rotax 2020 serão publicadas, nos próximos dias, pela Korridas e Kompanhia e pela FPAK, mas João Oliveira é vice-campeão e Duarte Pinto Coelho fecha o pódio, com Diogo Martins e José Pinheiro (que não alinhou nesta prova) no top-5. Recorde-se que os vencedores do Rotax Max Challenge Portugal receberam em Braga os ambicionados ‘bilhetes’ de apuramento para as Finais Mundiais Rotax, que estão agendadas para o Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão, entre os dias 23 e 30 de janeiro, embora dependentes da evolução da pandemia mundial. No que diz respeito à categoria Júnior, estão qualificados Guillermo Pernía e Adrián Malheiro.

Todas as classificações disponíveis em:
http://www.apex-timing.com/goracing/results.php?path=/korridas/2021/braga2&group=14

Created by: fcairrao - 10/01/21

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter