Guilherme de Oliveira entra a vencer no Troféu Rotax da categoria Sénior em Braga

Columns: Races
A categoria Sénior Max do Rotax Max Challenge Portugal disputou este sábado, no Kartódromo Internacional de Braga, a primeira de duas provas da quinta e última jornada dupla da competição. Guilherme de Oliveira triunfou, com o espanhol Filip Vava e o holandês Jesse Doorgeest a fecharem no top-3. Martim Nunes e Gabriel Caçoilo, também candidatos ao título, completaram os cinco primeiros classificados antes da decisiva prova de amanhã.

Por Ricardo S. Araújo
Fotos Alexandre Araújo/HelloFoto

 
A categoria Sénior Max teve um total de 16 concorrentes em Braga e o espanhol Filip Vava (Tonykart) começou por ser o mais rápido na sessão de treinos cronometrados (53,426s), tendo Guilherme de Oliveira (Tonykart) a seu lado na primeira linha da grelha na Final 1.

A corrida inaugural, disputada em 15 voltas, foi ganha pelo piloto espanhol após forte réplica de Guilherme de Oliveira e do madeirense Martim Nunes (Tonykart), que registou a volta mais rápida da corrida (53,624). O holandês radicado em Portugal Jesse Doorgeest (Tonykart) foi quarto classificado, terminando na frente de Diogo Marques (Tonykart) e de Gabriel Caçoilo (Tonykart) Seguiram-se o espanhol Daniel Garcia (Kosmic) e o cada vez mais rápido Rodrigo Lessa (Tonykart), ambos penalizados em 5 segundos, por danos no spoiler frontal. Tomás Leitão (Tonykart) e Mariana Machado (EKR) completaram os 10 primeiros, num grupo onde rodou o algarvio Noah da Silva (DR), até descer ao 12.º lugar já na segunda metade da corrida.

Guilherme de Oliveira

Na Final 2, igualmente disputada em 15 voltas, Guilherme de Oliveira impôs a sua rapidez e liderou a corrida da primeira à última volta, embora pressionado por Filip Vava. No final, uma penalização de 5 segundos por danos no spoiler frontal remeteu o piloto espanhol para a 3.ª posição, ficando atrás de Jesse Doorgeest. Noah da Silva fez uma excelente recuperação até ao 4.º lugar, enquanto Rodrigo Lessa também subiu três posições na Final 2, conseguindo terminar dentro do top-5.
Apesar de ter sido novamente o autor da volta mais rápida (54,123s), Martim Nunes terminou a corrida no 6.º posto, na frente de Gabriel Caçoilo, Mariana Machado, Diogo Marques e Daniel Garcia, que completaram o top 10 na derradeira Final do dia.

Filip Vava, Guilherme de Oliveira e Jesse Doorgeest no pódio da Sénior Max

Com o somatório das duas corridas, Guilherme de Oliveira venceu a primeira prova do fim de semana bracarense e reforçou a sua posição na emocionante luta pelo título da Max. Filip Vava foi o 2.º classificado na prova inaugural, seguido por Jesse Doorgeest, que também assegurou pontos importantes para as suas contas. Martim Nunes mostrou andamento para discutir os primeiros lugares e foi 4.º classificado, na frente de Gabriel Caçoilo, que completou o top-5. Entre os 10 primeiros na prova deste sábado também ficaram Rodrigo Lessa, Diogo Marques, Noah da Silva, Daniel Garcia e Mariana Machado.
Recorde-se que o vencedor do Rotax Max Challenge Portugal 2020 fica apurado para as Finais Mundiais Rotax, que estão agendadas para o Kartódromo Internacional do Algarve (KIA), em Portimão, entre os dias 23 a 30 de janeiro.

Todas as classificações disponíveis em:
http://www.apex-timing.com/goracing/results.php?path=/korridas/2021/braga2&group=14

 

Created by: fcairrao - 09/01/21

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter