Rotax Max Challenge Portugal em Braga adiado a dois dias da sua realização

Columns: Races
A quinta e última jornada dupla estava agendada para este fim de semana e a maioria dos intervenientes, alguns vindos de Espanha, Madeira e Algarve foi surpreendida com a decisão da Secretaria de Estado do Desporto… quando já estava na cidade minhota. A própria Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) foi igualmente surpreendida, tendo o Rali Cidade de Portimão sido adiado. Outras competições não foram suspensas, mas explicamos porquê.

Por Filipe Cairrão

Hoje, praticamente 90 por cento dos pilotos inscritos para a quinta e última jornada dupla do Rotax Max Challenge Portugal já rodaram no Kartódromo Internacional de Braga, para se prepararem para os treinos privados de amanhã e para os dois dias de competição no sábado e domingo.
Contudo, há poucas horas, pilotos, equipas, concorrentes, entre outros intervenientes, foram surpreendidos com a ‘notícia’ de que a prova tinha de ser adiada, por indicação da Secretaria de Estado do Desporto que esteve reunida esta tarde com várias federações desportivas. A Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) também viu o Rali Cidade de Portimão ter de ser adiado, em consequência da decisão do ‘gabinete’ liderado por João Paulo Rebelo, pelo que emitiu o seguinte comunicado: “Por indicação das entidades oficiais e face ao desenvolvimento da pandemia Covid-19 somos forçados a informar que o Rali Cidade de Portimão e o Troféu Rotax em Braga são cancelados e, logo que seja possível, reagendados. Lamentamos o sucedido e esperamos brevemente apresentar novas datas para a realização destas provas”.
De acordo com a que Vroom Karting Portugal apurou, quer a quinta jornada do Rotax Max Challenge Portugal quer o Rali Cidade de Portimão – a contar para a segunda prova do Campeonato Sul de Ralis – foram adiados por não serem consideradas competições com a chancela de ‘campeonatos nacionais ou internacionais’, sendo essa a razão pela qual não foi igualmente adiada a segunda prova dos ‘Champions of the Future’ que se realiza este fim de semana no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão, assim como o Rali Terras D’Aboboreira – a disputar nos concelhos de Amarante, Baião e Marco de Canavezes – pontuável para a sexta e penúltima prova do Campeonato de Portugal de Ralis.
Arnaldo Frias e Rui Vieira, que promovem o Rotax Max Challenge Portugal há 20 anos através da Korridas e Kompanhia, não entendem esta decisão e explicam porquê: “O Rotax Max Challenge Portugal, embora seja uma competição de âmbito nacional, com concorrentes oriundos de várias regiões do país, incluindo da Madeira, é considerado pela FPAK como um Troféu. Contudo, todas as taxas que pagamos é como se de um campeonato se tratasse, pelo que não se entende este enquadramento. Temos inclusive pilotos que vêm de Espanha para competir no Rotax Max Challenge Portugal. Esta decisão – à qual somos totalmente alheios – de cancelarem a jornada deste fim de semana a poucas horas da sua realização deixa-nos muito tristes porque os pilotos, equipas, concorrentes, entre vários intervenientes já estão em Braga. Fizeram deslocações consideráveis, reservaram hotel, etc, etc… Lamentamos muito e vamos agora trabalhar para encontrar uma nova data para a realização da quinta e última jornada dupla do Rotax Max Challenge Portugal”.

Created by: fcairrao - 29/10/20

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter