Rotax Max Challenge Portugal decide-se este fim de semana em Braga

Columns: News and Previews
O Rotax Max Challenge Portugal (Troféu Rotax) vai cumprir, no próximo fim de semana, a quinta e última jornada dupla, no Kartódromo Internacional de Braga, sob a organização do Motorsport Viana Clube e promoção da Korridas e Kompanhia.

Por Filipe Cairrão
Foto Alexandre Araújo/HelloFoto (Arquivo)


No traçado de bracarense vão alinhar cerca de 60 pilotos distribuídos por 7 categorias e à partida para a prova minhota os líderes são os seguintes: António Bravo Lima (DD2 Master), Gonçalo Coutinho (DD2), Jesse Doorgeest (Sénior Max), Guillermo Pernía (Júnior), Rodrigo Vilaça (Mini-Max), Afonso Ferreira (Micro-Max) e Afonso Lopes (Micro-Academy).
Vítor Mendes, ainda a recuperar do incidente da jornada anterior não vai alinhar na categoria DD2 Master, assim como Jesse Doorgeest na categoria Sénior Max, sendo que este vai disputar a segunda prova do ‘Champions of the Future’, que se realiza no mesmo fim de semana, no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão.     
Na sexta-feira, os treinos privados decorrem entre as 9h50 e as 16h22, enquanto no sábado de manhã realizam-se os treinos livres oficiais das 8h40 às 9h32 e os treinos cronometrados das 9h44 às 10h50. As Finais 1 de cada categoria disputam-se entre as 11h15 e as 12h56 e as Finais 2 entre as 13h40 e as 15h21, determinando-se as classificações de cada piloto pela soma dos resultados obtidos em cada Final. A cerimónia de entrega de prémios realiza-se a partir as 15h50.
No domingo, os treinos livres oficiais das 8h30 às 9h22 e os treinos cronometrados das 9h34 às 10h40. As Finais 1 de cada categoria disputam-se entre as 11h05 e as 12h46 e as Finais 2 entre as 13h30 e as 15h11, determinando-se, igualmente, as classificações de cada piloto pela soma dos resultados obtidos em cada Final. A cerimónia de entrega de prémios tem início agendado para as 15h40.
Em anexo, poderá consultar mais precisamente o horário, assim como a lista de inscritos e o regulamento particular da prova.
Recordamos que o vencedor de cada categoria (exceto na Micro-Academy) do Rotax Max Challenge Portugal 2020 fica apurado para as Finais Mundiais Rotax, que serão disputadas no Kartódromo Internacional do Algarve (KIA), em Portimão, entre 23 e 30 de janeiro de 2021.

Regras de segurança
A Korridas e Kompanhia, promotora do Troféu Rotax, preparou igualmente esta quinta e última jornada dupla de acordo com o Plano de Contingência de Competições divulgado pela FPAK, bem como implementou as medidas recomendadas pela Direção Geral de Saúde.
Em comunicado pode ler-se:
“O acesso ao Kartódromo estará restrito às pessoas abaixo indicadas, sendo feita a leitura da temperatura corporal aquando da sua entrada nas instalações. Pedimos desde já a máxima colaboração de todos.
• Piloto (portador de licença desportiva e que servirá de sua identificação durante todo o evento)
• Concorrente (portador de licença desportiva e que servirá de sua identificação durante todo o evento)
• Mecânico (portador de licença desportiva e que servirá de sua identificação durante todo o evento)
• 2 acompanhantes por piloto (portador de cartão de cidadão e receberão uma pulseira identificativa)
• Apenas viaturas de assistência tem aceso ao paddock. Não podem entrar viaturas de passageiros

Condições obrigatórias dentro de todos os espaços do kartódromo
• Uso de máscara. Obrigatória nos espaços fechados, nas áreas de acesso à grelha de partida, parques fechados, zona técnica e no interior das tendas de assistência das equipas. Recomendada em todas as restantes áreas abertas.
• Distanciamento social de 2 metros
• Limitação de pessoas dentro dos espaços fechados (cada zona terá essa informação)

Verificações administrativas/Secretariado
Este é um local de concentração, essencialmente na fase inicial da competição. Dado que a capacidade deste espaço (em número de pessoas) estará limitada e com o objetivo de evitar filas de espera, vamos implementar algumas medidas para minimizar este constrangimento. Pedimos, por isso, que nos façam chegar via e-mail – info@korridas.com – os documentos abaixo indicados. Deste modo o piloto/concorrente apenas terá de se dirigir ao secretariado para levantar um envelope com toda a documentação necessária.
• Cópia da licença desportiva de piloto; concorrente e mecânico
• Nº de telemóvel atualizado para receção das notificações
• Comprovativo de pagamento das inscrições, incluindo já o valor dos pneus de prova
• Marca do chassis que vão utilizar

Os tempos serão afixados no quadro oficial de prova, não se fazendo a entrega de folhas de tempos. Toda a informação relativamente a tempos pode e deve ser consultada no site ou na APP da Korridas.
Qualquer informação necessária do Secretariado poderá ser solicitada presencialmente, mas preferencialmente deve ser pedida via telefone. Para o efeito serão fornecidos dois números de contato, para os quais deverão ligar.

Colégio de comissários desportivos
Este espaço estará devidamente estruturado e dimensionado para receber o piloto/concorrente cuja presença seja solicitada.
 
Verificações técnicas (iniciais, intermédias e finais)
No Kartódromo de Viana este espaço tem já as condições necessárias para se fazer as verificações sem qualquer problema em termos de segurança. No entanto, esta área estará devidamente estruturada e dimensionada para receber dois karts em simultâneo, existindo uma entrada e uma saída distintas. Apenas o mecânico tem acesso a esta zona. Caso as condições climatéricas o permitem, as verificações técnicas iniciais, podem ser feitas em zona aberta previamente preparada. Face a estes constrangimentos alertamos que este processo poderá decorrer de forma mais lenta que o habitual.

Zona de sorteio de motores e marcação de pneus
Nestes espaços, a pessoa responsável pela recolha do motor e pneus, deverá respeitar as regras de segurança, designadamente a distância social. É importante que respeitem o horário de sorteio por cada categoria, evitando, assim, uma aglomeração desnecessária de pessoas. Neste espaço, embora aberto, será obrigatório o uso de máscara.

Zona de venda de peças
Como habitualmente a Korridas terá o seu camião para o fornecimento de peças. O acesso ao interior do camião estará vedado. Será criada uma zona na entrada do camião onde pode ser feito o pedido de todas as peças necessárias.
 

Created by: fcairrao - 27/10/20

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter