Classificação da 4.ª prova do Campeonato de Portugal de Karting Juvenil está suspensa

Columns: Races
A classificação da quarta e penúltima prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA da categoria Juvenil, disputada este fim de semana no Kartódromo Internacional de Braga, sob a organização da ACDME, está suspensa após apelo do Cabo do Mundo Karteam, devido a desclassificação por irregularidade técnica de Noah Monteiro, que foi o primeiro a ver a bandeira xadrez na final, seguido de Pedro Cachada, Santiago Alves, Gustavo da Silva e Tomás Gomes que fechou o top-5.

Por Filipe Cairrão
Fotos Filipe Cairrão Jerónimo


Rodrigo Vilaça (Tonykart) foi ontem o mais rápido na sessão de treinos cronometrados, completando a melhor volta aos 1286 metros do traçado bracarense em 1m06,460s, enquanto Pedro Cachada (Birel ART) venceu as duas mangas de qualificação. Assim, hoje, Pedro Cachada largou da pole-position na Pré-Final, tendo a seu lado Noah Monteiro (Kart Republic), enquanto da segunda linha partiram Rodrigo Vilaça e Gustavo da Silva (Birel ART), numa grelha com 18 pilotos.

Noah Monteiro

Na Pré-Final, disputada em 10 voltas, Noah Monteiro liderou até à oitava volta, altura em que passou para o comando Pedro Cachada, tendo depois, na última volta, sido Santiago Alves (Birel ART) a assumir a liderança e o primeiro a ver a bandeira xadrez, com a volta mais rápida em 59,404s. Rodrigo Vilaça, Pedro Cachada e Gustavo da Silva terminaram logo a seguir e Tomás Gomes (Parolin) – que arrancou da 12.ª posição – fechou o top-5.
Pedro Barbosa (Tonykart) garantiu o sexto lugar, na frente de Noah Monteiro – que perdeu cinco posições na derradeira volta –, seguindo-se Martim Marques (Charles Leclerc) no oitavo lugar, depois de fazer uma recuperação notável desde a 18.ª posição. Contudo, o piloto de Vila Nova de Gaia viria a sofrer uma penalização e caiu para o 10.º lugar, tendo Gabriela Teixeira (Praga) e Tomás Lemos (Praga) encerrado, por esta ordem, o top-10, onde chegou a rodar Jorge Saraiva (CRG), mas uma penalização relegou-o para a 11.ª posição.

Pedro Cachada

Emoção até à bandeira xadrez
Na Final, disputada em 13 voltas, Santiago Alves arrancou da pole-position e liderou a primeira volta, tendo, na seguinte, Pedro Cachada passado para o comando, o qual viria a alternar com Noah Monteiro até final. O piloto da Maia acabou por levar a melhor sobre Pedro Cachada com vantagem de 0,066s. Contudo, do final da prova, o Colégio de Comissários Desportivos (CCD) desclassificou Noah Monteiro do evento por alegada irregularidade técnica no seu kart, mas o seu concorrente Tiago Monteiro apelou e a classificação está suspensa, pelo que há que esperar pela decisão em sede da FPAK.
Atentos ao duo da frente estavam Tomás Gomes e Santiago Alves que viriam a terminar nas terceira e quarta posições, respetivamente, enquanto Gustavo da Silva voltou a mostrar a sua evolução ao fechar, tranquilamente, o top-5. Contudo, Tomás Gomes foi penalizado e caiu para o quinto posto, tendo Santiago Alves e Gustavo da Silva, por esta ordem, sido os terceiro e quarto classificados.

Santiago Alves

Autor de mais uma corrida muito positiva foi também Pedro Barbosa que garantiu o sexto lugar, vendo, contudo, na última volta, a aproximação de João Barros (Tonykart), que arrancou do 14.º lugar e garantiu um excelente sexto lugar e de Diogo Caetano (Birel ART), que partiu do 17.º posto e foi sétimo, sendo, contudo, penalizado e caiu para a 13.ª posição.
Rodrigo Ferreira (Charles Leclerc), que arrancou da 15.ª posição e garantiu um positivo oitavo lugar, enquanto Jorge Saraiva e Gabriela Teixeira (Praga) – que venceu a classe feminina – encerraram o top-10. Beatriz Costa (Praga) também rodou nas voltas inicias no top-10 e a jovem espanhola Yllenia Dominguez Sendon (CRG) não alinhou devido a lesão.

Gabriela Teixeira

Rodrigo Vilaça, um dos favoritos à vitória, partiu da segunda posição, mas foi forçado a abandonar logo seguir, assim como Martim Marques, que na Pré-Final terminou dentro do top-10.
A quinta e penúltima prova está agendada para 14 e 15 de novembro e será disputada no Kartódromo de Baltar, com a organização a cargo do Clube Automóvel do Minho (CAM).

Todas as classificações em: http://cpkarting.pt/resultados/

Created by: fcairrao - 18/10/20

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter