Dupla vitória de Henrique Cruz nas mangas de qualificação da 4.ª prova do CPK X30

- Races
Os treinos cronometrados e as mangas de qualificação da quarta e penúltima prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA da categoria X30 disputaram-se hoje, no Kartódromo Internacional de Braga, sob a organização da ACDME. Henrique Cruz esteve em excelente nível e venceu as duas mangas de qualificação, com Luís Alves a terminar o dia logo atrás do leiriense. O sul-coreano Kim Hwarang e Frederico Peters também discutiram os primeiros lugares.

Por Ricardo S. Araújo
Fotos Filipe Cairrão Jerónimo


Depois de Leiria, Viana do Castelo e Portimão, o Campeonato de Portugal de Karting da categoria X30 Sénior prossegue este fim de semana, no Kartódromo Internacional de Braga. Miguel Silva (Parolin), era o líder do campeonato à chegada à capital do Minho, mas Santiago Ribeiro (Birel ART) começou por ser o mais rápido na sessão de treinos cronometrados, com uma volta em 53,724s. O piloto da Ericeira teve Kim Hwarang (DR) a seu lado na primeira linha da grelha para a primeira manga, com o surpreendente Rodrigo Lessa (Tonykart) e Luís Alves (Kart Republic) a partirem logo atrás, na segunda linha.
A primeira manga de qualificação, disputada em 13 voltas, voltou a ter a emoção própria desta categoria, com Kim Hwarang a colocar-se na frente das operações durante quase toda a corrida. Contudo, Henrique Cruz (Kart Republic) conseguiu superar o piloto sul-coreano na derradeira volta e garantiu a primeira vitória do fim de semana, depois de ter largado do 5.º lugar. Hwarang foi 2.º e Luís Alves, um dos principais candidatos ao título, abriu o fim de semana no 3.º posto, na frente do líder do campeonato, Miguel Silva. Pedro Perino fez uma notável recuperação de seis lugares e terminou dentro do top 5, na frente de Frederico Peters (Tonykart) e Luís Leão (Kart Republic), o autor da volta mais rápida da corrida (53,711s), que recuperou nada menos de nove posições durante a manga inaugural. Tomás Caixeirinho (Kart Republic), o espanhol Christian Dominguez (Birel ART) e Rodrigo Lessa (penalizado em cinco segundos, por danos na carenagem frontal) completaram o top 10 da primeira manga de qualificação.
Na segunda manga, igualmente disputada em 13 voltas, Henrique Cruz conseguiu liderar da primeira à última volta, embora sob forte oposição de Luís Alves. O piloto de Leiria voltou a triunfar em Braga, desta feita com 0,156s de vantagem sobre Luís Alves, com Frederico Peters logo atrás do vimaranense. Kim Hwarang foi desta vez o 4.º classificado, após um intenso duelo com Pedro Perino, enquanto Miguel Silva terminou no 6.º lugar. Luís Leão voltou a registar a volta mais rápida da corrida (54,000s) e foi o 7.º classificado, na frente de um aguerrido Santiago Ribeiro, que recuperou nada menos de 10 lugares depois de ter sido obrigado a abandonar na primeira manga. Rodrigo Lessa (9.º) voltou a terminar dentro dos 10 primeiros em Braga, na frente de David Sobreiro (Kart Republic).
Com estes resultados, Henrique Cruz vai amanhã partir da pole position para a Pré-Final, sendo acompanhado por Luís Alves na primeira linha da grelha. Kim Hwarang e Frederico Peters partem logo atrás, na segunda linha.

Todas as classificações em: http://cpkarting.pt/resultados/

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter
Follow Us on Facebook