Jesse Doorgeest estreia-se a ganhar no Campeonato de Portugal de Karting X30

Columns: Races
Jesse Doorgeest venceu a terceira prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA da categoria X30, disputada este fim de semana no Kartódromo Internacional do Algarve, sob a organização da ACDME. Miguel Silva e Luís Leão também subiram ao pódio em Portimão, com Frederico Peters e Luís Alves a completarem o top 5.

Por Ricardo S. Araújo
Fotos Alexandre Araújo/HelloFoto


Jesse Doorgeest

Com uma grelha de 22 pilotos, a categoria X30 foi a mais concorrida em Portimão e Luís Alves (Kart Republic) começou, no sábado, por ser o mais rápido na sessão de treinos cronometrados, com uma volta em 1m00,081s. O piloto de Guimarães conseguiu depois bater toda a concorrência na primeira manga de qualificação, na frente de Jesse Doorgeest, com Miguel Silva (Parolin), líder do campeonato à chegada ao Algarve, a superiorizar-se na segunda manga, novamente com Doorgeest no 2.º lugar.
Luís Alves largou hoje na frente do pelotão para a Pré-Final, com Miguel Silva a seu lado na primeira linha da grelha. Os dois primeiros classificados do campeonato antes de Portimão viriam a atrasar-se durante a Pré-Final, enquanto Jesse Doorgeest fazia o caminho oposto a assumia o comando à sexta volta para não mais o largar. O piloto holandês triunfou na frente de Luís Leão (Kart Republic), que recuperou cinco posições e foi o autor da volta mais rápida (59,987s), e de Manuel Silva (Kart Republic), que voltou a fazer uma corrida de recuperação, tal como o espanhol Sergio Pereira (Parolin), 4.º classificado. Frederico Peters (Tonykart) completou os cinco primeiros numa Pré-Final onde Luís Alves (9.º) e Miguel Silva (11.º) viram a sua tarefa para a Final ficar mais difícil.

Miguel Silva

Na corrida decisiva, disputada em 12 voltas, Jesse Doorgest esteve muito forte e liderou da primeira à última volta, conseguindo a sua primeira vitória em Finais no Campeonato de Portugal de Karting X30. O jovem holandês terminou com mais de três segundos de vantagem sobre Miguel Silva, que ainda assim fez uma Final de grande nível, ao recuperar nove posições até ao 2.º lugar, registando ainda a volta mais rápida da corrida (59,880s). Luís Leão ficou logo atrás do piloto de Lisboa e voltou a subir ao pódio, terminando na frente de Frederico Peters e de Luís Alves, que conseguiu superar um set-up menos eficaz e recuperar quatro lugares. Tomás Caixeirinho (Kart Republic) subiu até ao 6.º lugar final, na frente do seu companheiro de equipa Henrique Cruz (Kart Republic), autor de uma notável recuperação de 11 lugares durante a corrida. O sul-coreano Kim Hwarang (DR) concluiu a Final de Portimão no 8.º lugar, enquanto um determinado Santiago Ribeiro (Birel ART) recuperou nada menos de 12 posições até ao 9.º posto. Tomás Leitão (Tonykart) completou o top 10 da corrida decisiva no Algarve.

Luís Leão

A quarta e penúltima prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA disputa-se nos dias 17 e 18 de outubro, no Kartódromo Internacional de Braga.

Todas as classificações em: http://cpkarting.pt/resultados/

Created by: fcairrao - 20/09/20

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter