João Oliveira vence no arranque da terceira jornada do Troféu Rotax Júnior em Braga

Columns: Races
O Rotax Max Challenge Portugal da categoria Júnior prosseguiu este sábado no Kartódromo Internacional de Braga, palco da terceira jornada dupla da época, depois das rondas em Portimão e Viana do Castelo. João Oliveira garantiu o lugar mais alto do pódio, enquanto Diogo Martins e Guillermo Pernía foram os segundo e terceiro classificados, respetivamente. Duarte Pinto Coelho e João Dinis fecharam, por esta ordem, o top-5.

Por Filipe Cairrão
Fotos Alexandre Araújo/HelloFoto e Filipe Cairrão Jerónimo


A categoria Júnior teve uma grelha de 17 pilotos em Braga, onde João Oliveira (Tonykart) começou por estabelecer o melhor tempo nos treinos cronometrados (54,395s), tendo Duarte Pinto Coelho (Tonykart) a seu lado na primeira linha da grelha de partida.
Na Final 1, disputada em 15 voltas, João Oliveira, Duarte Pinto Coelho e Diogo Martins começaram por discutir o primeiro lugar nas voltas iniciais, mas o piloto de Lisboa viria a cair para o 5.º lugar, enquanto o espanhol Guillermo Pernía (Tonykart), líder do campeonato à chegada a Braga, se juntava aos dois primeiros. Diogo Martins seguiu João Oliveira até à 12.ª volta, quando conseguiu passar para a frente do piloto da Batalha, garantindo a primeira vitória do fim de semana, além da volta mais rápida da corrida (54,588s). João Oliveira ficou a 0,495s de Diogo Martins, cortando a linha de meta imediatamente na frente de Guillermo Pernía. José Pinheiro (Parolin) manteve o 4.º lugar, com o madeirense João Dinis (Tonykart) a fechar o top 5. Duarte Pinto Coelho seria penalizado em cinco segundos e desceu ao 6.º posto, terminando na frente do sul-coreano Kim Junho (DR), de Matilde Magalhães (Birel ART) e de Francisco Costa (Parolin), autor de uma boa recuperação. Diogo Castro (Birel ART) completou os 10 primeiros na primeira final do fim de semana.

João Oliveira

Na Final 2, igualmente disputada em 15 voltas, João Oliveira voltou a largar da pole-position – tendo de novo Duarte Pinto Coelho a seu lado na grelha de partida – e tirou dela o melhor proveito, já que liderou de princípio a fim, com Diogo Martins a terminar tranquilamente no segundo lugar, sendo o autor da volta mais rápida (54,850s).
Guillermo Pernía levou a melhor na luta pela terceira posição, perante Duarte Pinto Coelho e João Dinis, que fecharam o top-5. Kim Junho terminou num positivo sexto lugar, na frente de Pedro Pinto Soares (Tonykart), Matilde Magalhães, Francisco Costa e Diogo Castro, pilotos que encerraram o top-10. José Pinheiro rodou nos lugares da frente no início da corrida, mas foi forçado a abandonar.

Diogo Martins, João Oliveira e Guillermo Pernía no pódio da categoria Júnior 
  
No somatório dos resultados das duas Finais, João Oliveira e Diogo Martins terminaram empatados com o mesmo número de pontos (107), mas a vitória na prova ficou para João Oliveira por ter sido mais rápido nos ‘cronos’, tendo Diogo Martins e Guillermo Pernía sido os segundo e terceiro classificados, respetivamente. Duarte Pinto Coelho e João Dinis fecharam, por esta ordem, o top-5, com o mesmo número de pontos (96).
Amanhã, entre as 08h40 e as 15h50, cumpre-se o último dia desta terceira jornada dupla do Rotax Max Challenge Portugal 2020. Recordamos que o vencedor do Troféu Rotax fica apurado para as Finais Mundiais do construtor austríaco, que serão disputadas no Kartódromo Internacional do Algarve (KIA), em Portimão, entre 23 e 30 de janeiro de 2021.
 
Todas as classificações disponíveis em:
http://www.apex-timing.com/goracing/results.php?path=/korridas/2020/braga1&group=14
 

Created by: fcairrao - 29/08/20

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter