Afonso Ferreira estreia-se a ganhar na categoria Micro-Max do Troféu Rotax

Columns: Races
O Rotax Max Challenge Portugal da categoria Micro-Max prosseguiu este sábado no Kartódromo Internacional de Braga, palco da terceira jornada dupla da época, depois das rondas em Portimão e Viana do Castelo. Afonso Ferreira garantiu a primeira vitória nesta categoria, sendo acompanhado no pódio final por Rodrigo Seabra e David Luís. Martim Marques e João Barros fecharam o top-5. Na Academy, vitória para Gustavo Cunha, Afonso Lopes e Cesar Maquieira completaram o pódio.

Por Ricardo S. Araújo
Fotos Alexandre Araújo/HelloFoto e Filipe Cairrão Jerónimo


Martim Marques (Charles Leclerc) começou por ser o mais rápido na sessão de treinos cronometrados deste sábado, com uma volta em 59,988s, tendo Rodrigo Seabra (Kart Republic) a seu lado na primeira linha da grelha de partida para a Final 1, com Afonso Ferreira (Praga) e David Luís (EKR) logo atrás.
Estes quatro pilotos estariam em destaque na Final 1, disputada em 12 voltas, com Afonso Ferreira a assumir o comando da corrida à passagem da 3.ª volta e a conseguir, depois, ‘abrir’ uma vantagem importante para os seus perseguidores. Martim Marques, Rodrigo Seabra e David Luís discutiram afincadamente o 2.º lugar, com vantagem para o jovem piloto bracarense. Rodrigo Seabra foi o 3.º a cortar a linha de meta, mas desceu ao 4.º posto por troca com Martim Marques, devido a uma penalização por saída parcial dos corredores de partida.

Rodrigo Seabra, Afonso Ferreira e David Luís no pódio da categoria Micro-Max

João Maria Pereira (Tonykart) conseguiu subir duas posições durante a corrida e completou o top 5. Na categoria Micro Academy, vitória para Gustavo Cunha (Intrepid), enquanto Afonso Lopes (Praga) e o espanhol Cesar Maquieira (CRG) completaram os três primeiros.

Afonso Ferreira

A Final 2 teve os mesmos quatro protagonistas na luta pela vitória. Após várias trocas de posição, Martim Marques liderava a corrida quando Afonso Ferreira e David Luís se envolveram num toque. Pouco depois, a direção de prova decidiu mostrar bandeira vermelha e a corrida foi interrompida, vigorando a classificação no final da 10.ª volta. Assim, Rodrigo Seabra venceu a Final 2 na frente de Afonso Ferreira, Martim Marques e David Luís, com João Barros (Tonykart) a ser o 5.º classificado. Na Micro Academy, Afonso Lopes foi desta vez o vencedor, na frente de Gustavo Cunha e Cesar Maquieira.  

Beatriz Costa

No somatório destes resultados, Afonso Ferreira, campeão em título da Mini-Max, garantiu a sua primeira vitória na categoria Micro-Max, subindo ao pódio acompanhado por Rodrigo Seabra e David Luís. Martim Marques foi o 4.º classificado na prova de sábado, seguido por João Barros. Na Micro Academy, Gustavo Cunha e Afonso Lopes terminaram com os mesmos pontos (107), com a vitória a ficar para o primeiro, por ter sido o mais rápido nos treinos cronometrados. O espanhol Cesar Maquieira completou o pódio em Braga.

Afonso Lopes, Gustavo Cunha e Cesar Maquieira no pódio da Academy

Amanhã, entre as 08h30 e as 15h50, cumpre-se o segundo dia desta terceira jornada dupla do Troféu Rotax em 2020. Recordamos que o vencedor do Rotax Max Challenge Portugal fica apurado para as Finais Mundiais Rotax, que serão disputadas no Kartódromo Internacional do Algarve (KIA), em Portimão, entre 23 e 30 de janeiro de 2021.

Todas as classificações disponíveis em:
http://www.apex-timing.com/goracing/results.php?path=/korridas/2020/braga1&group=14
 

Created by: fcairrao - 29/08/20

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter