Luís Leão estreia-se a ganhar na categoria X30 do Campeonato de Portugal de Karting

Columns: Races
Luís Leão venceu a segunda prova do Campeonato de Portugal de Karting Kia da categoria X30, disputada este fim de semana no Kartódromo de Viana do Castelo, sob a organização do Clube Automóvel do Minho (CAM). Manuel Silva e Miguel Silva também terminaram no top-3, com o sul-coreano Kim Hwarang e Luís Alves a fecharem os cinco primeiros.

Por Ricardo S. Araújo
Fotos Alexandre Araújo/HelloFoto


Com uma grelha de 25 pilotos, a categoria X30 foi a mais concorrida em Viana do Castelo e Miguel Silva (Parolin) começou, no sábado, por ser o mais rápido na sessão de treinos cronometrados, com uma volta em 44,263s. O piloto de Lisboa conseguiu depois duas vitórias nas mangas de qualificação, com o espanhol Sergio Pereira (Parolin) e Luís Leão (Kart Republic) a dividirem as posições seguintes nas duas corridas.

Luís Leão

Assim, Miguel Silva largou hoje na frente do pelotão para a Pré-Final, tendo Sergio Pereira a seu lado na primeira linha da grelha. Com mais uma corrida irrepreensível, o piloto da equipa PPRT manteve o seu fim de semana praticamente perfeito, apesar da forte pressão de Luís Leão até aos derradeiros metros da corrida, com o piloto da Cabo do Mundo Kart Team a registar ainda a volta mais rápida (44,755s). O sul-coreano Kim Hwarang (DR) surpreendeu ao conseguir o 3.º lugar, na frente de um determinado Henrique Cruz (Kart Republic), que recuperou oito posições durante a Pré-Final. Sergio Pereira, que tinha sido o 3.º a cortar a linha de meta, desceu ao 5.º lugar devido a uma penalização por danos na carenagem frontal, terminando na frente do compatriota Manuel Diz (Kosmic), de Tomás Caixeirinho (Kart Republic) e do líder do campeonato à chegada a Viana, Luís Alves (Kart Republic), pilotos que fizeram excelentes recuperações durante a Pré-Final. Frederico Peters (Kart Republic) começou o dia com um 9.º lugar e Manuel Silva (Kart Republic) subiu cinco posições para fechar o top 10.

Manuel Silva

Espetáculo na Final
As 17 voltas da Final foram muito disputadas e assistiram a uma exibição notável de Luís Leão, que perseguiu o líder inicial, Miguel Silva, até conseguir assumir o comando da corrida, à passagem da 11.ª volta. O jovem piloto do Porto, estreante na categoria X30, obteve a primeira vitória na categoria-rainha do CPK, na frente de outro dos grandes protagonistas do fim de semana, Manuel Silva. Autor de uma excelente recuperação na segunda manga de qualificação e na Pré-Final, Manuel Silva manteve a agressividade na Final e ganhou oito posições ao longo da corrida, vindo a terminar no 2.º posto e com a volta mais rápida da corrida (44,750s).
Depois de ter dominado as mangas de qualificação e a Pré-Final, Miguel Silva concluiu o fim de semana com um 3.º lugar importante para as contas do campeonato, que passa a liderar. Kim Hwarang assegurou um positivo 4.º lugar, na frente de Luís Alves, que também conseguiu recuperar do azar na primeira manga, subindo ao top 5 na Final. O espanhol Alvaro Montegro (Tonykart) foi 6.º classificado, seguido por Frederico Peters, Sérgio Pereira, Santiago Ribeiro (Birel ART), que recuperou nada menos de 15 lugares na Final, e David Sobreiro, que completou o top 10 em Viana do Castelo.

Miguel Silva

A terceira prova do Campeonato de Portugal de Karting Kia disputa-se nos dias 19 e 20 de setembro, no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão, com a organização a cargo da ACDME. 

Todas as classificações em: http://cpkarting.pt/resultados/

Created by: fcairrao - 26/07/20

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter