Guillermo Pernía estreia-se a ganhar no Troféu Rotax Júnior em Viana do Castelo

- Races
Quase cinco meses depois do arranque em Portimão, o Rotax Max Challenge Portugal regressou este sábado depois da paragem motivada pela pandemia mundial de Covid-19, com a primeira de duas provas agendadas para este fim de semana, no Kartódromo de Viana do Castelo, sob a organização do Motorsport Viana Clube. Na categoria Júnior, o espanhol Guillermo Pernía bateu a concorrência e foi acompanhado por José Pinheiro e Diogo Martins nas posições do pódio.

Por Ricardo S. Araújo
Fotos Alexandre Araújo/HelloFoto


A categoria Júnior teve 13 pilotos em Viana do Castelo e Diogo Martins (Tonykart) começou por estabelecer o melhor tempo nos treinos cronometrados, ao registar uma volta em 44,709s e tendo José Pinheiro (Parolin) a seu lado na primeira linha da grelha de partida.

Guillermo Pernía

Na Final 1, Diogo Martins arrancou bem e manteve-se na frente do pelotão durante as 15 voltas da corrida, sendo inicialmente perseguido por José Pinheiro, até João Oliveira (Tonykart) passar para a 2.ª posição durante a sexta volta. Diogo Martins assegurou, assim, a sua primeira vitória no Troféu Rotax, logo seguido por João Oliveira e pelo espanhol Guillermo Pernía (Tonykart), autor da volta mais rápida da corrida (44,875s). José Pinheiro, que tinha descido ao 5.º lugar, ainda conseguiu recuperar até ao 4.º posto, terminando na frente de Duarte Pinto Coelho (Tonykart), que também discutiu os primeiros lugares na fase inicial.

Diogo Martins

Na Final 2, João Oliveira e Diogo Martins encetaram um emocionante duelo que só foi decidido já nas voltas finais, quando o piloto da Batalha sofreu um problema mecânico e teve de rumar às boxes. Diogo Martins cortou a meta na frente do pelotão, mas uma penalização de 5 segundos por danos na carenagem frontal do seu kart remeteram-no para o 5.º lugar na corrida. O espanhol Guillermo Pernía venceu assim a Final 2 e garantiu também o triunfo na prova deste sábado, estreando-se a ganhar nas competições Rotax. José Pinheiro, o autor da volta mais rápida, em 45,266s, foi o 2.º classificado na Final 2 e fechou as posições do pódio na prova, atrás de Diogo Martins, que terminou a jornada deste sábado no 2.º lugar final. O madeirense João Dinis (Tonykart) foi o 3.º classificado na Final 2 e terminou a prova no 5º posto, logo atrás de Duarte Pinto Coelho.

José Pinheiro

Amanhã, entre as 08h30 e as 15h50, cumpre-se o último dia desta segunda jornada dupla do Rotax Max Challenge Portugal 2020. Recordamos que o vencedor do Troféu Rotax fica apurado para as Finais Mundiais do construtor austríaco, que serão disputadas no Kartódromo Internacional do Algarve (KIA), em Portimão, entre 23 e 30 de janeiro de 2021.
 
Todas as classificações disponíveis em:
http://www.apex-timing.com/goracing/results.php?path=/korridas/2020/viana/

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter
Follow Us on Facebook